Publicado em 13/03/2017 - regiao - Da Redação
Abertura do “Março com M de Mulher” aconteceu nesta terça-feira (07) com palestra do INSS
Na noite da quarta-feira (08) quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Governo Municipal através do Departamento de Assistência Social, CRAS e CCI promoveu dentro da Programação “Março com M de Mulher” a abertura da exposição de obras de arte (painéis) que intitulada “Universo Feminino” da artista plástica Carmen Dias Longo.
Com a participação de membros e participantes do CRAS, CCI e pessoas da comunidade, o evento foi abrilhantado por alunos do Espaço Máscaras e artistas que proporcionaram um momento lúdico através de um sarau de poesias, com destaque para as participações de Vanessa Marques representando a artista plástica Carmen Dias e do artista plástico guaranesiano Gilberto Ribeiro Alves (Tato).
A exposição retrata o multifacetado universo feminino, com foco nas dificuldades enfrentadas pelas mulheres, sua luta e capacidade de superação. Trabalho com várias técnicas, a artista expõe nas telas pontos de reflexão deste universo passando pela violência, preconceito, gravidez precoce, pobreza, entre outros.
A temática da exposição vem de encontro à proposição da programação do “Março com M de Mulher” que objetiva com as rodas de conversas, palestras e atividades recreativas a conscientização para os problemas ainda vividos pelas mulheres, destacando também os casos de sucesso, quando houve, após um período de conflito, reflexão e mudança comportamental, uma guinada na vida.
Por motivos de reuniões previamente agendas o prefeito Laércio Cintra, parabenizou a organização do evento e de forma muito grata, a recepção que era dada àquelas mulheres, a grande maioria mães e avós que representavam um grande parcela do universo feminino guaranesiano, devotando à elas um grande carinho e respeito: “Quando falamos no dia da mulher, evocamos de início o dia da nossa mãe, que é com certeza nosso símbolo eterno de mulher. Da mesmo forma que devoto grande valor, respeito, admiração por minha mãe, direciono estes sentimentos à mulheres: mães, trabalhadoras, servidoras, guerreiras de nossa Guaranésia, mulheres que nos inspiram e contribuem de forma muito positiva na condução de nossos trabalhos. Infelizmente por motivos pessoas não pude estar presente neste importante e significativo evento, porém parabenizo à todos os presentes e em especial a programação deste evento, que evocam e dignificam todas as mulheres de nossa comunidade.”
A exposição “Universo Feminino” acontece até o próximo dia 08 de abril, das 13h00 às 17h00 no Centro Cultural. (visitas escolares em horários alternativos, devem ser agendadas via Departamento de Cultura e Turismo).
Ao longo de todo o mês ocorrerão outros eventos focados na temática do universo feminino e sua implicação na vida familiar.
Nesta terça-feira (07) aconteceu no Centro de Convivência do Idoso, uma palestra sobre Seguridade Social ministrado pelo INSS de Poços de Caldas que contou com a participação de mais 150 pessoas.
A artista
Carmen Dias Longo, tem uma estreita ligação com Guaranésia e com sua gente, em especial com o Distrito de Santa Cruz do Prata tendo residido no distrito por um bom tempo.
Contemporânea de Elias José seguiu os rumos da arte, se dedicando em especial à pintura e nesta coletânea de trabalhos evocou a tônica e cenas do universo feminino dentro de uma ótica muito intimista, mas que retrata de modo figurado a realidade de muitas mulheres mundo a fora.
A exposição já percorreu inúmeras cidades da região, sendo muito elogiada tanto pelo sua simplicidade como pelo seu simbolismo.
Atualmente a artista reside em Ribeirão Preto e tem como representante sua sobrinha Vanessa Marques, que acompanha as exposições.
ascom