Publicado em 13/09/2017 - regiao - Da Redação
Evento fará exposição comparativa de vários pontos da cidade, em fotos feitas em épocas diferentes
Em comemoração aos aniversários de 116 anos de Guaranésia, começa na próxima semana a exposição “Guaranésia Ontem e Hoje – 116 anos em retratos do centro da cidade – Documenta Guaranésia”. As fotografias, dispostas nas galerias da Casa da Memória, contarão parte da história do centro guaranesiano. A inauguração ocorrerá na segunda-feira (18), a partir das 09h00 e ficará em exposição até 30 de setembro.
“Os visitantes poderão perceber mudanças na arquitetura, transporte, vestuário e comportamento das pessoas que por aqui passaram ou aqui vivem. Estaremos convidando todos os atuais Vereadores para visitarem a exposição, pois o Legislativo, é corresponsável pela maioria das mudanças ocorridas na cidade desde sua fundação, e poderá traçar um comparativo do que foi e no que se transformou o espaço urbano”, destaca o coordenador da Casa da Memória, prof. Ivan David.
É o caso, e entorno das praças centrais, que numa foto de 1920 aparece ainda de chão batido, com alguns casarões coloniais e carroças. Depois de 100 anos, já com o calçamento, novos imóveis contrastam com as fachadas centenárias. O passeio continua por outras vias do Centro, como a rua Júlio Tavares, a rua Santa Bárbara, e o entorno das praças.
“Queremos que o visitante relembre, no caso dos idosos, ou imagine, no caso dos jovens, como era a Guaranésia no passado e compare como ela ficou. As fotos antigas retratam a cidade da época e as fotos de hoje permitem a comparação da evolução da sociedade Guaranésia”, diz Ivan.
Mudanças que também passaram por discussões na Câmara; portanto, mais do que fotos, a Casa da Memória pretende aproximar a população do Legislativo e mostrar que a política está diretamente ligada às transformações da cidade.
ASCOM Prefeitura de Guaranésia