Entrega dos certificados do programa Certifica Minas Café em Monte Belo

Publicado em 13/06/2013 - regiao - Da Redação

Para atender as exigências cada vez maiores dos consumidores, o programa Certifica Minas Café foi estabelecido pelo Governo de Minas Gerais, com o objetivo de verificar a conformidade das propriedades cafeeiras, garantir boas práticas agrícolas, preservar o meio ambiente, fornecer aos trabalhadores condições dignas para que possam oferecer maior qualidade ao consumidor. O programa conta com as orientações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), com profissionais qualificados para esse trabalho, com auditoria interna realizada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) que verifica se as normas foram atendidas e a auditoria externa é feita por um Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC) independente, que verifica a adequação das propriedades às normas do Certifica Minas Café, emitindo um certificado de reconhecimento internacional.

No dia 07 de maio de 2013, nas proximidades rurais de Monte Belo-MG foram realizadas as entregas dos certificados do programa Certifica Minas Café. Sebastião Lino Correia, Gelson Messias Correia e José Carlos de Moraes receberam a visita da Emater. Os dois primeiros se reuniram no Sítio São Sebastião, de propriedade de Sebastião e o terceiro aguardou a visita em sua propriedade, no Córrego da Boa vista.

A equipe da Emater foi recebida primeiramente por Sebastião Lino Correia, em uma de suas propriedades, ao lado da esposa. No total, Sebastião possui três propriedades sendo elas, Sítio Tabocas, Córrego dos Quatis e Sítio São Sebastião. A família trabalhou para preencher todos os requisitos como, conservar o solo, preservar as nascentes, ter uma boa relação com os trabalhadores, respeitando-os e os capacitando-os tanto em segurança no trabalho quanto manejo de equipamentos. Na alimentação, preocuparam sempre em utilizar agroquímicos somente com recomendação técnica e registro do Ministério da Agricultura e registrar todas as operações, estas que vão do cultivo ao armazenamento do café, permitindo o rastreamento da produção. Por todas essas adequações devidamente cumpridas, Sebastião recebeu três certificados, por seu esforço em suas três  propriedades.

O produtor apresentou as mudanças feitas na Van que transporta os trabalhadores, que agora conta com um toldo flexível para que os mesmos não trabalhem no sol, também mostrou a sua Tobata personalizada, com modificações que ele mesmo fez na máquina que, segundo a família, deixou o equipamento mais seguro e confortável para o trabalho. Sebastião e a esposa fizeram demonstrações do funcionamento da nova engenhoca que irá receber ainda, mais melhorias.

No mesmo local,  compareceram os pais do produtor e de sua esposa e também o filho do casal, Gelson Messias Correia, que recebeu o certificado pelo seus esforços, com orientação do extensionista da Emater, no Sítio Monte Cristo, terra de sua propriedade na qual se empenha por forte influência dos pais.

Após a entrega dos certificados e de um saboroso café, a equipe parte para a outra propriedade,  no Córrego da Boa Vista, situado nas proximidades,  para certificar o produtor José Carlos de Moraes. O produtor recebeu a equipe e mostrou seus maquinários para descascar e secar o café, todos trabalhando de acordo com as normas pré estabelecidas. Em uma volta pela propriedade, José mostrou a limpeza do ambiente e afirma que as orientações para a certificação ajudaram não só a propriedade mas também o dia a dia dentro de casa, principalmente quando se trata de limpeza e de coleta de lixo, de acordo com sua origem. Mostrou também sua ultima aquisição em maquinários, que ainda está sendo estruturada em um barracão, com expectativa para iniciar o trabalho no próximo ano.

O produtor convida todos para saborear o café de sua terra e recebe, ao lado da esposa, o merecido certificado pelo excelente trabalho realizado.

Todos os certificados foram entregues por Clóvis de Piza, extensionista responsável pela adequação das propriedades cafeeiras às normas do programa Certifica Minas Café através da assistência técnica.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG / Estagiário: Fábio Araújo Nogueira / Unidade Regional de Guaxupé