Publicado em 30/10/2017 - regiao - Da Redação
Informação sobre prevenção nunca é demais, por isso, depois de passar por 30 unidades básicas de saúde, pela UPA, por clínicas de oncologia e de radioterapia, repartições públicas e empresas, o Outubro Rosa chegou à Policlínica Central.
Na manhã desta segunda-feira (30) houve palestra, sorteio de brindes e um café da manhã especial. Com a ajuda da "mama amiga", uma prótese de silicone que reproduz a mama e os diversos tipos de nódulos que podem ser verificados durante o autoexame, as mulheres puderam saber mais sobre a importância de se conhecer e de acompanhar o próprio corpo. "O autoexame deve ser feito mensalmente. As mulheres que ainda menstruam devem fazer de sete a dez dias após a menstruação. As mulheres que não menstruam mais devem escolher um dia do mês, que pode ser uma data que vai ficar mais fácil de lembrar como dia do aniversário ou do recebimento da aposentadoria, para não esquecer de fazer o autoexame", explicou Cláudia Rocha, idealizadora do projeto União Rosa, um dos parceiros nas ações desenvolvidas.
No local funcionam diversos serviços como Núcleo de Especialidades, Laboratório e Farmácia. A ação desta segunda envolveu pacientes e servidores da Policlínica. "Bacana, muito bom, porque uniu motivação, comemoração e confraternização e isso quebra um pouco o peso do câncer", disse Marisa Muliterno, assistente social do TFD - Tratamento Fora de Domicílio. "Achei legal porque falou de várias coisas que interessam, que ajudam na saúde da gente", disse a dona de casa Elisa Ribeiro. "Recebemos muitos pacientes aqui, todos os dias, então vimos nessa rotina, mais uma possibilidade de falar destes assuntos tão necessários", comentou Monalisa Ricci, coordenadora administrativa da Policlínica.
O secretário de Saúde, Carlos Mosconi, esteve na Policlínica e ressaltou a importância do trabalho de prevenção. "Antes das unidades básicas de saúde, a gente não tinha prevenção e esse trabalho é fundamental para promoção de saúde e para o bom funcionamento dos serviços de saúde. Campanhas como o Outubro Rosa e agora na sequência, o Novembro Azul, são essenciais para esta conscientização da população", destacou.
O prefeito Sérgio Azevedo elogiou o trabalho com ações que envolveram toda a cidade. "Durante o mês inteiro, todos os pontos de Poços receberam essa mobilização e todos os envolvidos estão de parabéns. Parabenizo também o secretário de Saúde Carlos Mosconi pelo trabalho. Estamos dando prioridade total à saúde, destinando toda a verba possível, para ações como os mutirões de cirurgia de catarata e de ultrassom e assim vai continuar sendo", afirmou.
O Dia D na Policlínica incluiu sessões de quick massagem e de escalda pés, graças a parceria com a Unifenas. "Normalmente os trabalhos são voltados para a área de saúde e o nosso é voltado para o bem-estar. É uma chance de divulgar nosso trabalho, nosso serviço e os benefícios", afirmou Lívia Spinelli, estudante do 2º período do curso de Estética e Cosmética da Unifenas.
Em Poços, o calendário especial do Outubro Rosa foi organizado pela Prefeitura em parceria com o Servas/Poços (Serviço Voluntário de Assistência Social). "Foi um mês muito produtivo, de muito aprendizado e de muita troca. O mais importante é que esta mensagem continue sendo divulgada", disse a primeira-dama e presidente do Servas, Gisele Azevedo.
O encerramento do Outubro Rosa será também nesta segunda, 30, às 19h, na Câmara Municipal, com apresentação do trabalho desenvolvido durante o mês e palestra do oncologista Tobias Engel Botrel.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas