
Nos dias 28 e 29 (sábado e domingo) do mês de novembro deste ano, aconteceu na cidade de Monte Belo o evento denominado “Descida Ecológica”. Organizado por Laércio José do Nascimento, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e apoiado pelo Médico Dr. Régis Cabral e por Wagner Tranches de Faria, Encarregado de Cultura, além é claro, das empresas públicas e privadas locais e regionais. A realização foi um marco ao histórico municipal.
O Projeto consistia em uma descida pelo rio Muzambo, fosse de caiaque, bote, barco ou canoa, em um percurso total de 90km, tendo como saída referencial o distrito de Juréia, mais propriamente o ponto correspondente a antiga Polenghi, pouco acima da ponte que corta o lugarejo.
Logo de manhã, montebelenses e visitantes esperavam ansiosos pela partida em direção a represa da cidade de Alterosa, represa esta, pertencente ao lago de Furnas. Dentre os visitantes, estiveram presente, Fabrício Vieira Faculcci da cidade de Alfenas e uma equipe acostumada a esse tipo de desafio, eles representavam a empresa “Toca das Trilhas” a qual é de propriedade daquele.

Entusiasmados com a saída dos participantes, parte da população daquela localidade aglomerou-se sobre a ponte, onde era possível visualizar todos os 17 (dezessete) caiaques e as demais embarcações que se preparavam para a partida. Com um grupo de apoio de extrema consistência, os “caiaqueiros” e “canoístas” puderam aproveitar o passeio sem grandes preocupações quanto aos riscos oferecidos pelo rio.
A equipe de apoio era formada por 4 (quatro) barcos de alumínio, sendo 2 (dois) deles destinados ao socorro e 2 (dois) designados a transportar água e alimentos, no intuito de repor as energias dos envolvidos ao longo do trajeto nos pontos de parada. É importante lembrar, também, o papel fundamental da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) que auxiliou e ofereceu água gratuitamente na prévia do acontecimento.

O evento contou, ainda, com a participação da equipe de reportagem da EPTV Sul de Minas, o que comprova mais uma vez, a importância do fato quanto à preservação ecológica. Mais do que oportunizar os participantes a um momento de lazer e diversão, o planejamento teve como objetivo primordial o da conscientização.
Durante a descida, ficou claro o alto grau de poluição que o rio tem armazenado, principalmente nos arredores do distrito, garrafas de refrigerante, frascos de remédios, frascos de agrotóxicos, seringas usadas em gados, frascos de óleo diesel, e outras coisas mais, que, foram fotografadas e serão utilizadas para projetos de educação ambiental. Para uma análise aprofundada sobre a real situação do rio Muzambo foram coletadas pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, amostras de água que vão mostrar quão grave é o estado atual daquela importante corrente fluvial e, quais medidas deverão ser tomadas, incluindo à revitalização das margens e a soltura de alevinos.
Em manifesto, o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Laércio José do Nascimento, disse estar satisfeito com a proporção alcançada pelo projeto, “O resultado foi melhor do que o esperado é claro que, imprevistos acontecem, mas creio que eles não irão atrapalhar o andamento do projeto, que não terminou no domingo, já que, a educação ambiental deve ser um processo contínuo. Agradeço a todos que de certa forma contribuíram para a realização do evento, em especial, a toda população que compareceu e prestigiou o mesmo, acredito que tudo que é elaborado visando momentos agradáveis às pessoas deve ser tratado com muito carinho, talvez essa tenha sido a fórmula do sucesso deste acontecimento, além é claro, do esforço e empenho que se viu no desenrolar do processo”.