Encontro Folclórico reúne 24 grupos em Carmo do Rio Claro

Publicado em 08/05/2013 - regiao - Da Redação

Algumas cidades trouxeram mais de um grupo para se apresentar em Carmo

A Praça Dona Maria Goulart, centro de Carmo do Rio Claro, recebeu no domingo (05) o III Encontro Folclórico organizado em parceria feita entre Prefeitura e ADEFOSUL (Associação em Defesa do Folclore do Sul e Sudoeste de Minas). Foram contabilizadas pelos organizadores a participação de 800 pessoas (componentes dos grupos), 24 grupos e 14 cidades da região sul e sudoeste de Minas. A maior concentração de público ocorreu depois do almoço, por volta das 14h, mas o encontro contou com o prestigio da população durante todo evento que foi realizado das 10h às 19h.

Nesta parceria a equipe da Prefeitura (dos Departamentos de Educação, Cultura e Cidadania e Desenvolvimento Local) foi responsável por recepcionar os grupos, oferecer o almoço e montar toda estrutura de palco, sonorização, além de oferecer uma equipe de apoio. A ADEFOSUL assumiu o compromisso de realizar a festa em si, trazendo os grupos associados e organizando as apresentações. Estiveram presentes Ternos de Congo, Companhias de Reis e do Menino Jesus e as Pastorinhas. Cesário José da Silva, o Arinho, que é carmelitano filiado à ADEFOSUL, quando criança acompanhava seu pai, capitão de congo, tocando pela cidade no Batalhão da Cachoeira, ficou contente com a realização do encontro e assumiu a responsabilidade de formar um grupo de congo na cidade “É de minha vontade montar um terno de congo aqui. Estou elaborando um projeto e te garanto que no próximo encontro realizado aqui em Carmo a gente vai apresentar um terno de congo com certeza”, afirmou.

Esteve prestigiando o encontro o deputado federal e vice-presidente da comissão de cultura na Câmara, senhor Nilmário Miranda, que levou para Brasília um pedido do presidente da ADEFOSUL, o Cirineu, que solicitou apoio para associação que já tem os títulos de utilidade pública municipal, estadual e busca o federal para fortalecer a associação e os grupos filiados “A gente não tem partido, a política nossa é unir o povo, unir os governos e resgatar nosso folclore, nossa cultura que esta acabando”, disse Cirineu.

Ao final do evento todos só tinham que comemorar a grande festa. O presidente da ADEFOSUL agradeceu o apoio recebido da Prefeitura “A festa foi muito boa, todo mundo saiu daqui muito satisfeito. A acolhida foi muito boa. Carmo do Rio Claro esta de parabéns e esperamos que a cidade continue abraçando esta causa junto com a ADEFOSUL”. O Chefe da Seção de Cultura, Jair Soares Júnior, elogiou o trabalho feito em conjunto “Esse evento foi um sucesso em todas as instâncias. Tudo que a gente precisava para comportar um evento deste a gente conseguiu fazer. Todas as pessoas envolvidas tiveram êxito naquilo que se comprometeram. As pessoas da Prefeitura, de fora da Prefeitura, na verdade o conjunto das ações funcionou de maneira muito perfeita ou próxima da perfeição”, avaliou. E os visitantes também aproaram a realização do evento “Achei a festa linda, linda, linda! Eu vim na missa para ir embora, mas a festa tava tão linda, que eu fiquei”, disse a senhora Maria Aparecida Correa que acompanhou a missa da manhã e permaneceu no encontro até o final.

Para o ano que vem a festa promete ser maior. A Prefeita de Carmo do Rio Claro disse que vai aumentar a estrutura montando uma tenda maior para proteger o público do sol e o presidente da ADEFOSUL disse que vai trazer também os grupos que não vieram este ano. Então, quem gostou do III Encontro Folclórico pode aguardar ansiosamente a vinda do próximo.

ASCOM