Publicado em 13/01/2014 - regiao - Da Redação
Em março do ano passado o Governo Municipal iniciou uma campanha de conscientização da população perante a grande quantidade de andarilhos que estavam pelas ruas. A placa que ficou no centro da cidade chamou a atenção dos guaxupeanos e todos aqueles da região que por lá passavam. A ação tida como exemplo foi discutida inclusive em outras Prefeituras.
Após aproximadamente 01 ano e o sucesso da campanha, a placa voltou nesta semana a ser exposta pelas ruas de Guaxupé.
“Somente no ano passado foi possível abordar, identificar e trabalhar com 324 andarilhos. Muitos estavam de passagem por Guaxupé, outros eram pessoas da região e alguns com familiares na própria cidade. A todos eles foram oferecidos apoio social, como acolhimento a entidade Servos do Bom Pastor, oportunidade de retornar à cidade onde estavam seus familiares, tratamento de saúde e alguns identificados por autoridades policiais com mandados de prisão”, explicou Claudinei Vitor, coordenador geral do CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social.
De acordo com o prefeito Jarbinhas a ideia da campanha iniciou-se quando da assinatura do convênio junto à entidade Associação Servos do Bom Pastor que contempla desde oferecer um banho à recondução do andarilho para sua família.
“O cidadão dando dinheiro, não significa que está ofertando a real oportunidade ou esperança que busca aquele andarilho. O dinheiro que ele arrecada servirá simplesmente para comprar bebida alcoólica ou drogas. Tenho absoluta certeza que não é esta oportunidade e esperança que nós, guaxupeanos, queremos dar ao próximo”, ressaltou Jarbinhas.
O prefeito lembrou ainda um dos casos que mais chamou a atenção de toda equipe do Governo Municipal em 2013, quando da abordagem e identificação de um andarilho: “A equipe estava na rua trabalhando e deparou-se com um homem. Ao abordá-lo descobriu que ele era do Rio de Janeiro. Em contato com sua família, foi possível saber ainda que o pai deste é um Desembargador da Justiça e sua irmã Brigadista da Aeronáutica. Após estas informações, providenciamos o retorno dele ao Rio. Isso mostra que nem sempre estas pessoas que vivem nas ruas, estão sem família ou mesmo não tem o mínimo de instrução. Não podemos julgar, pois somente elas sabem o motivo pelo qual estão nesta condição de vida. Mas podemos sim, num simples gesto, oferecer carinho, atenção, esperança e oportunidade”, finalizou Jarbinhas.
O trabalho com os andarilhos é feito em parceria entre Prefeitura de Guaxupé e a Associação Servos do Bom Pastor. A população pode colaborar com informações pelo telefone 3559-1138 ou 3559-1082.
Fonte: ASCOM