“Inauguração de 02 novas farmácias acontecerá em março”, garante governo de Guaxupé

Publicado em 17/01/2014 - regiao - Da Redação

Nos últimos dias a população guaxupeana, especialmente aquela que faz uso de medicamentos distribuídos pela Farmácia Municipal, tem notado buscas da Secretaria de Saúde em prestar um melhor atendimento com mais conforto aos usuários. O local que atualmente funciona a farmácia, com capacidade para 400 atendimentos por dia já chega em aproximadamente 700. Diante desta situação, o Governo Municipal garantiu na quinta-feira (16) a inauguração de 02 novas unidades para distribuição de medicamentos.

Em 2012 o Governo Municipal gastou R$1.098.008,91 (Um milhão, noventa e oito mil, oito reais e noventa e um centavos) em compras com medicamentos, naquela época atendendo cerca de 400 pessoas por dia na Farmácia.

Já em 2013 houve um crescimento na procura, saindo de 400 para aproximadamente 700 pessoas atendidas por dia. Isso fez com que resultasse em R$1.755.852,35 (um milhão, setecentos e cinquenta e cinco mil, oitocentos e cinquenta e dois reais e trinta e cinco centavos) em compras de medicamentos à serem distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde. Compra 63% superior a que em 2012.

“Assumimos o compromisso com a população de que aqueles que são atendidos pelo SUS  nas nossas unidades receberiam medicamentos através da Farmácia Municipal e isso vem acontecendo. Paralelamente, a partir de setembro do ano passado, notamos que o número de pessoas em busca destes medicamentos gratuitos praticamente dobrou. Tudo isso devido ao fornecimento contínuo. Se as pessoas procuram pelo serviço que prestamos é porque sabem que irão ser atendidas”, disse Tadeu Silva, secretário de saúde.

Jarbinhas que tem acompanhado de perto a situação da Farmácia Municipal, falou da importância de um bom atendimento e prestação de serviço à população: “Se a pessoa procura por um medicamento é porque realmente há necessidade. Ninguém pede para adoecer! O que estamos trabalhando é para que o povo de Guaxupé seja atendido com carinho, respeito e que tenha o mínimo de conforto, sem filas. Por isso em março iremos inaugurar 02 novas farmácias e tenho certeza que a realidade que hoje os usuários estão enfrentando, não será a mesma.”, garantiu o prefeito.

As 02 unidades serão instaladas, uma no prédio da Fepasa, em local amplo e anexada ao depósito central de medicamentos e outra ao lado do PSF do Parque dos Municipios II.

Tadeu lembrou ainda que a Farmácia no Parque dos Municípios II só não foi inaugurada, pois o projeto e construção, estavam errados: “A gestão passada fez um projeto em 2012 para 70m² de construção e o Governo Federal repassou verba suficiente para 100m². Assim que entrei na Secretaria de Saúde, deparei com essa falha e de imediato buscamos a correção. Hoje estão sendo construídos outros 30m² e que ficarão prontos em breve para a inauguração”, falou.

Um outro mecanismo que garante a entrega de medicamentos à população é a nova forma de contrato que determina prazo de 48 horas para a empresa fornecer os produtos.

“Sei que diante de uma situação como esta que vem sendo constatada na Farmácia Municipal é preciso tomar medidas rápidas para um bom trabalho e que a população seja atendida como merece. Isso estamos fazendo. Podem ter certeza que com estas 02 novas unidades, quando inauguradas, as longas filas e o desconforto na hora de solicitar o medicamento irão acabar. Tenho trabalhado, incansavelmente, para que principalmente na Saúde Pública as pessoas sejam tratadas com carinho, atenção e respeito. Isso é humanização!”, finalizou Jarbinhas.

Fonte: ASCOM