A ação visa afastar o risco de contágio
As Seções das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica de Carmo do Rio Claro realizaram, em conjunto, um bloqueio contra a raiva onde foram vacinados cães e gatos nos bairros rurais Barreiro, Providência, Lagoinha, Santa Luzia e Campo Redondo. aA ação foi efetivada por causa do diagnóstico de um caso de raiva bovina na região do Barreiro.
Pela proximidade, os animais domésticos, se infectados, apresentam maiores probabilidades de transmitir a doença ao ser humano. Por isto, a necessidade do Município promover a vacinação que ocorreu no período de 14 a 20 de janeiro. Foram imunizados 475 animais sendo 425 cães e 50 gatos.
“É importante manter os animais de estimação vacinados contra a raiva e em caso de agressão (mordedura, arranhadura ou lambedura de mucosas) de cão, gato, morcego e outros animais, lavar imediatamente o local com água e sabão e procurar atendimento médico”, orientou a chefe da Seção de Epidemiologia Evonete Beatriz Silva.
A responsabilidade de vacinar os bovinos contra a raiva é dos proprietários e a recomendação é de que ela seja feita duas vezes ao ano.
A raiva é uma doença grave causada por um vírus e pode ser transmitida dos animais para o homem. O vírus está presente na saliva dos animais infectados, podendo ser eles domésticos (como cães e gatos), de produção (bovinos, eqüinos e suínos) ou silvestres (morcegos, quatis, macacos e outros).
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO