Cemig promove eficiência energética no Hospital Monsenhor Genésio de Juruaia

Publicado em 04/02/2014 - regiao - Da Redação

O Programa Energia Inteligente, por meio do Projeto Solar Hospital e Entidade, realiza quinta-feira (06/02) uma ação de eficiência energética no Hospital Monsenhor Genésio, em Juruaia. O projeto vai beneficiar centenas de pessoas atendidas pela instituição de saúde com a substituição dos chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar de água. O investimento total da Cemig será de R$ 58 mil.

Além do deslocamento da demanda para fora do horário de ponta, contribuindo com o sistema elétrico do país, a instituição terá redução significativa na sua conta de energia elétrica. A economia gerada por meio da utilização do sistema de aquecimento solar proporcionará investimentos em infraestrutura, alimentação e outras atividades que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. Além disso, a instalação dos novos equipamentos consolida a posição de liderança da Cemig no cenário nacional quanto à utilização da energia solar para aquecimento de água.

O sistema de aquecimento solar do Hospital Monsenhor Genésio possui 40 m² de placas coletoras e reservatórios com capacidade para armazenar 3.500 mil litros de água quente.

Segundo a Cemig todo o município sairá ganhando, pois com a instalação, a instituição vai racionalizar seu consumo de energia elétrica para aquecer a água nos banhos e demais atividades diárias, deslocando a demanda para fora do horário de ponta. O novo sistema de aquecimento solar vai trazer 70% de economia na energia usada para aquecer água, além de proporcionar maior conforto nos banhos. Além do mais, com essa economia, o Hospital vai reduzir o valor de sua conta de energia e, com isso, será possível liberar recursos para outros investimentos.

Solar Hospital e Entidade

O Projeto Solar Hospital e Entidade visa à substituição de chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar de água em hospitais públicos do Estado e nas entidades filantrópicas, retirando o consumo de energia elétrica do horário de ponta (17h às 22h). A instalação dos aquecedores solares será realizada em 70 hospitais e entidades. O valor total investido pelo Projeto será de R$ 20 milhões.

Aneel – Conforme legislação vigente as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica estão obrigadas aplicar, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, o que consiste no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição – PEE, que na Cemig chama-se Programa Energia Inteligente. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é a que regulamenta a aplicação desses recursos.

Projeto Solar Hospital e Entidade de Juruaia

Data: quinta-feira, 06 de fevereiro

Horário: 15 horas

Local: Hospital Monsenhor Genésio

Endereço: Rua dos Matias, nº 689 – Centro - Juruaia/MG

Fonte: ASCOM / CEMIG