Publicado em 21/02/2014 - regiao - Da Redação
A administração municipal de Cabo Verde buscou a participação popular para definir o local de realização do carnaval 2014. Através de enquete no site da prefeitura, foram oferecidos dois locais alternativos: AECV – Associação Esportiva Cabo Verde ou na praça central da cidade. Após ampla participação, 50,7% (307 votos) das pessoas escolheram o carnaval na praça, enquanto que 32,5% (197 votos) das pessoas optaram pelo clube.
Com isso, o prefeito Edson José Ferreira (DEM) decidiu ouvir a comunidade e a comissão de festas da administração trabalha em ritmo acelerado na organização do carnaval que acontecerá na Praça Oscar Ornellas, em frente à prefeitura.
Vale lembrar que em 2013, o carnaval foi realizado nas dependências da AECV. Com o sucesso alcançado, a ideia inicial era novamente realizar o evento no local. Até porque a estrutura montava foi bastante positiva e foi aprovada por todos. Já havia, inclusive, um acordo firmado com a diretoria da AECV. Porém, mediante pedidos da comunidade, a administração decidiu realizar uma enquete para conhecer a preferência e acatar a decisão popular. Os números apontaram que a maioria preferiu o carnaval na praça central da cidade.
Edson esclareceu que a realização no carnaval em praça pública vai exigir algumas providências maiores, como a instalação de banheiros químicos, palco maior e banda com maior estrutura. Com isso, prevê um aumento nos custos de realização do evento. O aluguel da AECV seria de R$ 2 mil/dia, sendo que a associação disponibilaria palco e banheiros. A praça de alimentação ficaria a cargo do clube. Com a realização na praça, a prefeitura terá que contratar palco, banheiro químico, banda, segurança, entre outras providências, com custos acrescidos em torno de R$ 20 mil. A expectativa é que o custo total seja finalizado próximo a R$ 100 mil. A intenção era doar a praça de alimentação para a entidades assistenciais, como ocorreu no aniversário da cidade. Porém, estas não confirmaram interesse, pois seus dirigentes foram surpreendidos com a possibilidade e já tinham compromissos agendados para o período do carnaval. Com isso, a prefeitura tentará outras alternativas, podendo disponibilizar para os próprios comerciantes da cidade.
NOVIDADES EM 2014 - Passados dois meses do segundo ano de administração, Edson informou que sua administração está começando a receber recursos pleiteados durante o ano passado e assinados convênios. Com isso, serão feitas as licitações de obras pretendidas. Segundo ele, a administração tem muitos projetos a serem executados durante o ano. Destacou a ampliação do posto de saúde. A expectativa também é a breve inauguração de UBS - Unidade Básica de Saúde, no Distrito de São Bartolomeu de Minas. Sobre a realização do concurso público, Edson esclareceu que recebeu orientação do Ministério Público da Comarca, evitando problemas futuros. Com isso, a administração está promovendo as adequações necessárias, sendo que as inscrições serão novamente abertas nos próximos dias.
Edson ainda comentou que o município foi contemplado no programa Mais Médicos, do governo federal. A administração havia solicitado três médicos para o PSF - Programa Saúde da Família, não sendo ainda possível informar sobre o número de profissionais que serão disponibilizados. Vale destacar que apenas três municípios da região foram atendidos com o programa, sendo Cabo Verde, Monte Belo e Alterosa.
GERAÇÃO DE EMPREGO - O prefeito informou que o novo laticínio do município está praticamente pronto para entrar em funcionamento. Depois de todas as exigências cumpridas, foi determinado o asfaltamento de área. Portanto, restam apenas detalhes, sendo que serão gerados cerca de 30 empregos diretos iniciais. Edson garantiu o empenho da administração municipal para que o empreendimento seja concretizado o mais rápido possível. Prova disso, que o município adquiriu uma área e agendou audiência com a Ministra Dorothéia Verneck no dia 26/02, visando a conquista de novas indústrias para o município. O encontro terá o acompanhamento do deputado estadual Cássio Soares.