Publicado em 26/02/2014 - regiao - Da Redação
Vanessa, da turma de formandos 2013, ganhou 100% de bolsa para capacitar-se em Atenção Básica
A ex-aluna do curso de Enfermagem pelo Unifeg, Vanessa Jesus Campos, foi selecionada para o Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (PROVAB), que levará profissionais para atuarem na Atenção Básica das regiões mais carentes, como o interior e as periferias dos grandes centros. Formada em 2013, a enfermeira já está de “malas prontas” para a cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, onde se especializará por conta do governo federal.
Vanessa foi selecionada entre as vagas destinadas à área de Enfermagem do PROVAB (que inclui ainda no programa a profissão de cirurgião dentista). Já em dia com a taxa de adesão, assim como o envio de todos os documentos, ela iniciará as atividades pelo PROVAB no próximo dia 3, quando irá de vez para Poços (ela mora em Muzambinho). Lá, atuará como enfermeira na Atenção Básica por 32 horas semanais e fará, ainda, outras 8 horas semanais de especialização em Ensino a Distância (EaD, provavelmente na UFMG). Os estudos e o trabalho serão feitos em PSFs vinculados à escola, custeados pelo governo, que pagará uma bolsa avaliada em R$ 2.976,26 para Vanessa e os demais selecionados se capacitarem.Ainda com relação ao conteúdo, os participantes têm acesso às ferramentas do Telessaúde Brasil Redes, programa do Ministério da Saúde que promove a orientação dos profissionais da Atenção Básica, por meio de teleconsultorias com núcleos especializados localizados em instituições formadoras e órgãos de gestão. Outra ferramenta disponível é o Portal Saúde Baseada em Evidências, plataforma que disponibiliza gratuitamente um banco de dados composto por documentos científicos, publicações sistematicamente revisadas e outras ferramentas (como calculadoras médicas e de análise estatística) que auxiliam a tomada de decisão no diagnóstico, tratamento e gestão.
Além de enfermeiros e dentistas, o programa também conta com a participação de médicos. Atualmente, há 3.357 profissionais atuando pelo PROVAB, sob supervisão de universidades e hospitais de ensino em 1.177 municípios. Para os médicos, além da bolsa mensal de R$ 10 mil, outro atrativo é a possibilidade da pontuação adicional de 10% na prova de residência médica, caso o profissional cumpra todos os requisitos, a carga horária do programa e seja aprovado na avaliação final.
O VALOR DA GRADUAÇÃO
Informada sobre o Edital do PROVAB pela professora do curso de Enfermagem/Unifeg, Juliana Flausino (que enviou o link do Programa à Vanessa, no final de 2013), a ex-aluna reconhece o valor da graduação em sua vida: “Fiquei surpresa, pois me formei há tão pouco tempo e a gente sempre acha que estas coisas estão muito longe de nossas possibilidades. Mas, graças a Deus, assim como à excelente base obtida no Unifeg, o apoio dos professores e famíliares, fui convencida de que certas coisas estão sim ao alcance de quem luta sério para vencer na vida”, disse Vanessa.
Coordenado pela professora Jurema Cristina dos Santos Peres, o curso de Enfermagem do Unifeg é respeitado por conta de sua qualidade, assim como os serviços sociais desenvolvidos em nível regional. Apontado como referência, o método de ensino é endossado por clínicas hospitalares, entidades de saúde e outras instituições, onde estagiários do Centro Universitário desempenham funções específicas, supervisionados pelo qualificado corpo docente da escola e os profissionais das entidades conveniadas. Saiba mais sobre o Unifeg no site www.unifeg.edu.br.
Fonte: Carlos Alberto / Jornal JOGO SÉRIO / Guaxupé