2ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em São Sebastião do Paraíso

Publicado em 20/09/2010 - regiao - Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, realizará a 2ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, uma das ações desenvolvidas pelo município na preservação do patrimônio cultural local, que este ano traz como proposta um “Passeio pela Estação Ferroviária Mogiana”.
Durante o passeio haverá uma palestra sobre a Estação Ferroviária e suas particularidades de funcionamento com enfoque no ciclo cafeeiro que impulsionou o crescimento econômico do município.
Segundo o coordenador do projeto, Lucas Cândido, a visita a uma estação ferroviária desenvolve o raciocínio lógico dos discentes, oportunizando a eles o conhecimento dos dados históricos, sociais e econômicos daquele período e uma análise das construções da época. A proposta da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural do ano anterior conseguiu alcançar os objetivos almejados, e mais uma vez espera conseguir resultados positivos.
A ação cadastrada na 2ª Jornada Mineira aproxima a comunidade paraisense do Patrimônio Histórico, divulgando os bens tombados e inventariados pelo município de São Sebastião do Paraíso. Este ano o projeto ocorrerá de 8 a 30 de setembro, na Casa da Cultura (antiga estação Ferroviária Mogiana). Também no decorrer do mês de setembro o projeto Museu Vivo, desenvolvido no Museu Histórico Napoleão Joele, enfoca a “Florada dos Ipês”, abordando o tema do cognome da cidade: “São Sebastião do Paraíso - Cidade dos Ipês”. A participação das escolas e entidades na Jornada do Patrimônio Cultural, pode ser agendada na Casa da Cultura, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, pelo telefone 3539-5002.
Curso de Diretrizes de Patrimônio Cultural — A equipe técnica do setor de Patrimônio Histórico de São Sebastião do Paraíso, representada por Angela Maria Duarte e Lucas Cândido Oliveira, esteve no dia 14 de setembro em Poços de Caldas, participando do curso “Diretrizes para a Proteção do Patrimônio Cultural”.
O curso foi realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), ministrado por Jorge Abdu Askar, arquiteto com especialização em urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em restauração de monumentos e centros históricos pela Universidade de Roma.
Estiveram presentes 25 cidades da região. O curso abordou temas como os instrumentos para proteção do patrimônio cultural, educação patrimonial e ICMS do patrimônio cultural.
Por: Angela Maria Duarte (Departamento de Cultura)