Publicado em 15/06/2015 - regiao - Da Redação
Aconteceu no dia 31 de maio, o 7° Encontro de Canoísmo do Lago de Furnas, durante o qual os participantes desceram o Rio Muzambo desde o município de Monte Belo até encontrar a represa de Furnas.
O acontecimento teve a participação de quarenta canoístas de várias cidades da região com seus caiaques e barcos de apoio.
Promovido pelo grupo ambientalista SOS Rio Muzambo, o evento foi apoiado pelo Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza (ISMECN) e visa melhorar a conscientização da sociedade civil e da classe política para a preservação do Rio Muzambo em todos os seus aspectos.
O tour teve início no bairro Trompowsky, município de Monte Belo, por volta das dez horas da manhã. No percurso, os participantes puderam apreciar as belezas das porções de matas ciliares que ainda existem, envolvendo o rio, e a exuberância da diversidade de animais da fauna local.
Mas infelizmente puderam também ver de perto muitos exemplos de desrespeito e falta de consciência ambiental, ao testemunhar o desmatamento nas barrancas do rio e muito lixo flutuando nas suas águas. Desde uma imensidade de garrafas pet até embalagens de agrotóxicos, aparecendo também o lixo eletrônico que contém metais pesados, altamente poluidores.
Além, é claro, da grande quantidade de dragas para extração de areia vistas em todo o trajeto, cuja operação é extremamente contraditória, carecendo de regulamentação imediata. Viu-se ainda, vários trechos com a cor e o odor da água considerados inadequados. Este fato sugere a existência de alguma poluição mais severa, provavelmente advinda dos esgotos domésticos e industriais das cidades próximas que os jogam no rio sem nenhum tratamento.
Outro fato observado, com alguma apreensão, foi que o volume do rio, e de seus afluentes, vem se reduzindo a cada ano, levando à simples conclusão de que nossas nascentes não estão sendo preservadas e estão secando.
Nas paradas para descanso, às margens do rio, esse triste cenário visualizado foi bastante discutido e lamentado. Mas fica a lição para que busquemos providências imediatas, não só pelo rio, mas por todos nós e para que as próximas gerações também possam usufruir desse recurso natural. E também para que essas futuras gerações não nos culpem pelo descaso em relação à preservação do meio ambiente.
O final do evento aconteceu com a chegada dos canoístas a uma pousada localizada às margens da rodovia no aterro que separa os municípios de Areado e Alterosa, onde os participantes puderam saborear um jantar de comida típica da região e conversar demoradamente sobre os aspectos observados no trajeto.
O grupo participante agradece o apoio da Prefeitura Municipal de Monte Belo e de várias empresas daquela cidade, e também de Alterosa e Areado. E espera que no próximo Encontro de Canoísmo no Rio Muzambo possa ser encontrada uma quantidade menor de exemplos de desrespeito à natureza, que é um presente divino, tão maltratado nos dias de hoje.
José Nário F. Silva (Muzambinho/MG)