Ações do Novembro Azul movimentam unidades de saúde de Poços de Caldas

Publicado em 29/11/2017 - regiao - Da Redação

Ações do Novembro Azul movimentam unidades de saúde de Poços de Caldas

Conscientizar, informar e falar sobre prevenção: estes são os objetivos das ações que vem sendo desenvolvidas nas unidades de saúde de Poços. Durante este mês, o foco é o público masculino, em função do Novembro Azul, período internacionalmente dedicado à saúde do homem, também porque no dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Na UPA, na zona Leste, e no Hospital Margarita Morales, na zona Sul, na última segunda-feira, 27, Dia Nacional de Combate ao Câncer, foram realizadas atividades de conscientização. "É preciso criar essa consciência da prevenção, porque já tivemos e temos casos de pessoas que chegam até o pronto-atendimento por causa de dores que demonstram a doença já em estágio avançado", disse Pedro Sérgio Tramontina, enfermeiro da UPA. As ações foram uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o curso de Farmácia do Pitágoras e o CMO - Centro Médico Oncológico. "Foi mais uma oportunidade para falar sobre saúde e integrar as equipes", comentou Yula Merola, responsável técnica de Assistência Farmacêutica.

Na Unidade Básica de Saúde do bairro Caio Junqueira, as atividades do Novembro Azul foram realizadas na sexta, 24. Teve roda de conversa com enfermeiro, médico, educador físico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo, e na sequência, uma confraternização. A ação foi desenvolvida pelas equipes de ESF - Estratégia de Saúde da Família e do NASF - Núcleo de Apoio de Saúde da Família. "Demos orientações gerais sobre a saúde do homem e tivemos uma resposta muito boa. A intenção é realmente esta, trazer este público que vem menos buscar o atendimento, ao posto, para conversar, para ouvi-lo, para falar de saúde", explicou o enfermeiro Jurandir Miranda de Morais.

O aposentado Eli Benedito Basso, 65, foi um dos participantes. "Foi simplesmente ótimo. É uma integração entre os profissionais da saúde e a comunidade que é necessária. Tomara que tenha mais vezes".

"Sempre que posso participo destas ações e sempre apoio estas iniciativas que visam aproximar a população dos nossos serviços", finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

ASCOM