
A prefeitura de Alterosa, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, concluiu as obras do prédio do C.E.F.I. - Centro de Ensino Fundamental Integrado, que teve o início de sua construção e inauguração, na gestão anterior, mesmo com as obras inacabadas.
O prédio sofreu algumas modificações em suas instalações para que atendesse outro objetivo e pudesse acolher confortavelmente cerca de 180 alunos das escolas da zona rural do município, neste início do ano letivo.
Quatro delas foram desativadas: Escola Municipal Dom Inácio, Escola Municipal Santos Dumont, Escola Municipal de Cambuí e Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida . Em troca a prefeitura oferece transporte escolar para que os alunos possam estudar em uma unidade escolar com mais recursos. “O objetivo é viabilizar a essas crianças um ensino de melhor qualidade do que o oferecido nas escolas na zona rural em que eram obrigadas a dividir a mesma sala de aula e professor com alunos de outras séries”, explica a diretora do novo Núcleo de Ensino, Andréa Helena Rocha.
Para os estudantes das comunidades rurais, a mudança será compensadora. Hoje eles são transportados pela prefeitura até o CEFI e além das matérias convencionais, receberão aulas de inglês, educação física e informática. Também terão acesso à biblioteca e um completo laboratório de informática com internet de boa qualidade, além de estudarem com crianças da sua idade.

A medida também reduz os gastos da prefeitura com a manutenção da infraestrutura: serventes escolares e professores. Com a nucleação os professores e auxiliares foram reaproveitados no próprio projeto e em outras unidades de ensino do município. E ainda contam com a presença constante de uma diretora que muita ajuda no processo educativo.
A senhoras Rosinei Maria Passos Moreira e Alice Expedita Moreira, moradoras no bairro rural do Serrado, foram pessoalmente levar suas filhas, Raquel Aparecida Moreira e Raissa Aparecida Faria, no primeiro dia de aula e puderam constatar a satisfação de todos diante da nova escola e a receptividade preparada para os alunos que receberam, além de algodão doce, pipoca, muitas brincadeiras e atividades pedagógicas.