´Na Festa UAI, Minas são muitos sabores

Publicado em 17/08/2012 - regiao - Da Redação

Os tradicionais pratos da cozinha mineira são oferecidos entre os dias 22 a 26 de agosto, na 30ª Festa Uai. As barracas são montadas por entidades filantrópicas de Poços de Caldas e mantém a habitual hospitalidade e fartura mineira.
Não há como não venerar essa raiz caipira, que faz da nossa cozinha uma das mais saborosas do país, recebendo influências que vão dos indígenas aos africanos, passando, obviamente, pelos colonizadores europeus. A cozinha típica mineira foi criada a partir dos séculos XVIII e XIX e em dois momentos distintos e complementares: o de escassez, no auge da mineração do ouro, e o de fartura, com a ruralização da economia regional. Cozinha, daquelas de casa de avó (chão de cimento queimado, fogão à lenha, chaminé ativa) capaz de tirar qualquer um da dieta com uma desculpa aceita em qualquer parte do país: é comida mineira, uai!
Na praça de alimentação da Festa UAI o cheiro exala toda esta cultura gastronômica, recebendo os visitantes com fartura e, é claro, muita prosa.

Toda esta tradição acontece através do trabalho das identidades filantrópicas, da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas com produção cultural de Margarida Valente, realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e incentivo fiscal do Grupo DME - Departamento Municipal de Energia de Poços de Caldas.

Assessoria de Comunicação