Aniversário de 126 anos da Estrada de Ferro Muzambinho

Publicado em 03/06/2018 - regiao - Da Redação

Aniversário de 126 anos da Estrada de Ferro Muzambinho

No longínquo  28 de maio de 1892,Varginha recebia o primeiro Trem de Ferro de sua história, era inaugurado há 126 anos a Estrada de Ferro Muzambinho, o empreendimento que mudaria a história e o progresso da cidade e região.

Sendo que   o projeto inicial,sairia de Muzambinho,até S.Joaquim da Serra Negra(Alfenas),chegando a Muzambinho somente em 1913, mas tal fato deveria ter ocorrido bem antes.O trecho de Varginha,foi o primeiro da Estrada de Ferro e hoje 126 anos depois,também é o último,que ainda sobrevive,graças a uma legião de admiradores e fãs de ferrovias.

Com o espirito empreendedor  Matheus Tavares ,  emprestou que 70:000$000 (setenta mil contos de réis)(*), em 1873, para que a ferrovia , vinda de  Três Corações  chegasse a Varginha. Segundo os arquivos históricos foram mais de 9 anos de lutas de   Tavares e outros em pról da construção do ramal ferroviário construído por Ingleses.

Como a fênix da mitologia grega(*), a Ferrovia ,renasce e em comemoração aos 126 anos, o presente de aniversário foi o belo trabalho de limpeza nos trilhos,dormentes e equipamentos ferroviários (fotos) feitos pela FCA-Ferrovia Centro Atlântica,atual Concessionária, que durante essa semana(21 a 26/05/2018), realizou ,fazendo ressurgir a beleza dessa obra de arte. As fotos falam mais que palavras e nós do Movimento Ferroviário, agradecemos em especial aos empregados e colaboradores da FCA\VLI que não pouparam esforços e profissionalismo para realizar o trabalho.

Agora mais um passo importante foi dado para que o projeto de mobilidade urbana pelos trilhos com trens de passageiros seja implementado

Glossário

(*) Fênix, é um pássaro da mitologia grega que , quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da Fênix é sua força que a faz transportar em vôo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar animais pesados como elefantes.

(*) (A EF.Muzambinho,foi uma concessão para uma ferrovia,que saindo de Muzambinho,fosse até S.Joaquim da Serra Negra(Alfenas). Essa concessão foi em função da concessão da EF Mina/Rio,que não queria esse trecho. O primeiro trecho,foi o de 3 Corações a Varginha(126 anos em 28.05.2018).A  ferrovia somente chegou a Muzambinho em 1913, mas tal fato deveria ter ocorrido bem antes.

(*) Réis é o plural do nome das unidades monetárias de Portugal e Brasil ,No Brasil, esta moeda foi substituída pelo Cruzeiro em  5 de outubro de 1941.

Conto de réis é uma expressão adotada no Brasil e  Portugal para indicar um milhão de réis .