ARCEBURGO: Creches funcionarão normalmente no carnaval

Publicado em 22/02/2017 - regiao - Da Redação

ARCEBURGO: Creches funcionarão normalmente no carnaval

Mesmo no período de férias, as creches mantidas pela Prefeitura continuam em funcionamento. 

Durante o recesso escolar de Carnaval na Rede Municipal de Ensino, as creches continuam funcionando normalmente, proporcionando aos pais e familiares, enquanto trabalham, a permanência dos filhos na escola. As creches funcionarão nos dias 27 e 01 de março, segunda e quarta-feira.

Essa foi a decisão do prefeito Gilson Mello, por conta do recesso do Carnaval que crê se tratar de uma decisão “socialmente justa”.

Embora admita que o Ministério da Educação (MEC) homologou pareceres do CNE (Conselho Nacional de Educação) que defendem o fechamento de creches e pré-escolas em períodos de recesso ou férias. O Governo Municipal posiciona-se que as creches também possuem um caráter de assistência social e, por isso, são caracterizadas como um serviço essencial, que deve ser contínuo e ininterrupto.

Gilson acredita ser um erro ignorar a função social da escola. "Muitas mães ficam desamparadas sem esse serviço" nos feriados e recesso, diz o prefeito, acrescentando ainda que “a convivência intensiva e extensiva com a escola tem de ser sempre permanente”.

“É evidente que fazer funcionar as creches em todos os dias úteis do ano faz aumentar os custos da prefeitura com a educação infantil, pois demanda custos logísticos e a medida não pode implicar em nenhum prejuízo aos direitos dos profissionais que trabalham nas creches. Entretanto, os serviços oferecidos pela prefeitura através das creches são essenciais porque, acredito, além do caráter pedagógico, tem natureza assistencial e não podem ser interrompidos” pontuou.

“A iniciativa é uma maneira de garantir que os pais trabalhem com tranquilidade, sabendo que os filhos estão seguros e recebendo atenção qualificada, assistência diferenciada de recreação e brincadeiras pedagógicas”, pontuou Margareth Anacleto, Secretária Municipal de Educação; que garantiu que essa iniciativa será avaliada posteriormente pela Secretaria Municipal de Educação e entre pais de alunos, sobre o seu sucesso e permanência.

Na legislação federal, é dever dos municípios garantir o acesso à educação infantil e fundamental para crianças e adolescentes. As creches públicas, para crianças de 0 a 5 anos, estão inclusas nessas obrigações. 

ASCOM