
Em breve, a atual administração de Arceburgo estará levando mais saúde aos bairros do Jardim São José, Vila Progresso, Vila Esperança, e zona rural.
E que há 30 dias se iniciaram as obras do mais novo PSF do município, que deverá ser concluída em 180 dias. Esse novo centro de saúde cuja denominação será PSF Dr. Nickson Russo, atenderá seus pacientes com uma planta inovadora e instalações físicas de qualidade.
A obra, que está sendo construída pela Construtora Cidade Forte, possui 420 metros quadrados e terá investimentos de 360 mil reais. A totalidade desses recursos foi disponibilizada pelo então Secretário Estadual de Saúde, Marcus Pestana, hoje, deputado federal eleito.
A nova obra oferecerá melhores instalações e infra-estrutura aos pacientes dos bairros próximos e aos funcionários. De acordo com o projeto elaborado pela Superintendência de Obras, a unidade irá dispor de espaçosos consultórios médicos, consultório odontológico, salas de promoção de saúde, consultório ginecológico, salas de curativo, inalação, vacina, cuidados básicos, materiais, secretaria, cozinha, além de sanitários com acesso para deficientes físicos. A obra está sendo construída em um terreno de 600 metros quadrados, adquiridos pela prefeitura, e que oferecerá também amplo estacionamento aos usuários.

Segundo o prefeito Antônio Roberto da Costa, esse PSF 4, atenderá cerca de mil pacientes por mês, oferecendo mais conforto e qualidade nos serviços, associada à saúde preventiva e permanente aos moradores dos bairros próximos.
“É na Unidade Básica que os problemas de saúde mais sérios podem ser evitados e controlados e é por isso que a Prefeitura Municipal tem procurado melhorar a estrutura física e investido nessa obra. Esse investimento fruto de uma parceria do Governo de Minas, se propõe garantir mais qualidade de vida para a população. O objetivo é não apenas tratar da doença, mas principalmente promover a saúde, levando o atendimento mais próximo do usuário”, concluiu Antônio Roberto da Costa.
Com a construção desse novo PSF, toda a rede de saúde de Arceburgo será otimizada, dividida para melhor cobertura.
A idéia com essa nova divisão é referenciar o atendimento médico e odontológico visando um maior comprometimento dos profissionais de saúde tanto no tratamento como na prevenção. Assim o paciente tem sua história acompanhada, estudada e controlada, a fim de estimular a qualidade de vida e o atendimento próximo à população.
Os bairros São Sebastião e Chico Alcino serão atendidos no PSF Sátiro Coelho de Moraes (PSF 3) próximo a Escola Cândido, que se tornará responsável pela Clínica Médica e Odontológica dos bairros Santa Terezinha, Pouso Alto I, Pouso Alto II, Vila Nova, e parte expressiva do Centro.
O Programa Saúde da Família preconiza o número máximo de quatro mil pessoas por unidade. E Arceburgo vai trabalhar com 3.298 pessoas no PSF São Sebastião (PSF1); 2.641 pessoas referenciadas no PSF Dr. Nickson Russo (PSF 2); e 3.024 pessoas no PSF Sátiro Coelho de Moraes (PSF 3). Essa quantidade de pessoas por PSF, com essa nova divisão, proporcionará maior qualidade no atendimento das famílias referenciadas e melhor acesso aos usuários.