Artistas do antigo “Boca de Cena” estreiam em Poços de Caldas

Publicado em 12/05/2015 - regiao - Da Redação

Artistas do antigo “Boca de Cena” estreiam em Poços de Caldas

Grupo de Teatro Debanda é formado por muzambinhenses.

Poços de Caldas ganha mais um grupo teatral de peso. Trata-se do Grupo de Teatro Debanda, organizado pelo experiente diretor Fábio Anderson, há 25 anos trabalhando entre São Paulo, Campinas, Muzambinho e sul de Minas. Só em Muzambinho o diretor ficou 14 anos trabalhando com o Grupo de Teatro Boca de Cena, que infelizmente extinguiu-se, depois de desentendimento com as administrações municipais de Muzambinho. E o grupo se prestará a inaugurar na cidade de Poços, o que Muzambinho conhecia tão bem: o hábito das peças que ficam mais tempo em cartaz já que, normalmente, os espetáculos, naquela cidade, ficam poucos dias no grande teatro municipal Benigno Gaiga (URCA), digno espaço para apresentações artísticas na cidade, mas que não permite lngas temporadas. Mas para enfrentar esta empreitada, o Debanda escolheu um pequeno teatro alternativo no centro da cidade, o Teatro dos Bonecos, na rua Assis Figueiredo, o que facilita muito o trânsito de turistas e plateia em geral. Com excelente iluminação e som, a casa é recente na cidade e pretende tornar-se local comum para este tipo de comédia. E o grupo escolheu para sua estreia um texto que é uma compilação de ditos populares, velhas piadas, além de beber na fonte inspiradora de grandes escritores e jornalistas brasileiros.

A peça trata com comicidade sobre um casamento de muitos anos. Ele, Horácio, ela, Maria Helena, personagens conhecidos do público de Muzambinho. Um casal classe média, cujo marido aposentado está bastante acomodado na vida e na relação, enquanto a esposa ainda espera algo mais desta união, isto é, mais animação e mais sexo, que ela chama, para convencer o marido, de profilaxia contra o câncer. Varias situações do cotidiano são ironizadas numa cama, onde o casal repassa suas frustrações, como a idade madura trazendo as dores reais e as dores de uma vida cheia de percalços; e suas alegrias, como os filhos e a compreensão de que viver junto tem mais vantagens do que viver só. É uma comédia inteligente que faz rir e pensar.

O novo grupo teatral é formado por atores profissionais de Poços de Caldas e Muzambinho. Fábio Ribeiro encabeça o elenco. Ator de formação cômica, Fábio sabe interpretar personagens que exijam os dois lados de um ser humano comum. Sabe interpretar o sofrimento com a devida dose de ironia que pede uma comédia que se presta a agradar ao grande público, ávido por relaxar no final de semana.

Hoje a comédia encontra grande espaço e importância enquanto forma de manifestação crítica em qualquer esfera: política, social, econômica. Encontra forte apoio no consumo de massa e é extremamente apreciada por grande parte do público consumidor da indústria do entretenimento.

Assim, atualmente, não há grande distinção entre a importância artística da tragédia (mais popularmente conhecida simplesmente como drama) ou da comédia. Em defesa do gênero, o crítico de artes Rubens Ewald Filho lembra o ditado: "Morrer é fácil, difícil é fazer comédia". De fato, entre os artistas, reconhece-se que para fazer rir é necessário um ritmo (conhecido como timing) especial que não é dominado por todos.

É difícil analisar, cientificamente, o que faz uma pessoa rir ou o que é engraçado ou não. Mas uma característica reconhecida da comédia é que ela é uma diversão intensamente pessoal. Para rir de um fato é necessário reconhecer (rever, tornar a conhecer) o fato como parte de um valor humano - os homens comuns - a tal ponto que ele deixa de ser mitológico, ameaçador e passa a ser banal, corriqueiro, usual e pode-se, portanto, rir dele. As pessoas com frequência não conseguem achar as mesmas coisas engraçadas, mas quando o fazem isso pode ajudar a criar laços poderosos.

Este é o lema do Grupo Debanda, que espera casa lotada durante todos os finais de semana de apresentações. E espera ansioso pela presença do seu melhor público, o de Muzambinho que, infelizmente, ficou órfão desta arte por aqui. Todos são bem-vindos naquela bela cidade, onde atualmente mora o diretor Fábio Anderson. O mesmo que se cansou do descaso dos prefeitos com o único grupo fixo de arte desta cidade por tantos anos. Uma pena.

Para todos, um bom espetáculo.

Serviço: 

RIR É O MELHOR REMÉDIO - Texto de Fábio Anderson, acrescido de livre adaptação de trechos de textos de Reinaldo Moraes, Luis Fernando Veríssimo, José Simão e Millôr Fernandes, dentre outros textos variados.

Direção: Fábio Anderson

Onde: TEATRO DOS BONECOS, rua Assis Figueiredo, 1292, centro, Poços de Caldas.

Quando: de 16 de maio a 7 de junho, sábados às 21 horas e domingos às 20 h.

Ingressos: Na Cacau Show e na Casa das Meias, rua Assis Figueiredo (ao lado do teatro).

Preço: inteira: R$ 40,00 / meia entrada: R$ 20,00 (estudantes, maiores de 60 anos, aposentados e professores).

Maiores informações: (35) 9812-8069 / e-mail: cursodeiniciacaoteatral@gmail.com / facebook: https://www.facebook.com/fabio.anderson.92

Atores: Fábio Ribeiro, Evandro Moreira, Érika Evangelista e Alan Tavares.

Luz e som: Lívia D´Angelo.

Contra-regras: Marina Marras e Beatriz Bassi.

Apoio cultural: Loja Del Laras (Juruaia), Colégio Pelicano, Cacau Show e Casa das Meias.