“Tributo a Paixão Mineira”, um espetáculo teatral será apresentando em Alpinópolis

Publicado em 09/03/2016 - regiao - Da Redação

“Tributo a Paixão Mineira”, um espetáculo teatral será apresentando em Alpinópolis

“Tributo a Paixão Mineira”; um espetáculo teatral estruturado para apresentar as culturas populares e a sua devoção e espiritualidade. A sintonia entre as culturas populares, o lúdico das cantigas de roda e a Paixão de Jesus proporcionam uma curva de emoções entre o delicado, sereno e os conflitos do inferno, de Herodes e dos Romanos. Essa curva de emoções propicia uma dramaturgia de grande valor reflexivo e encantador. Assim chegamos aos nossos 13 anos de grupo, em uma maturidade inacreditável. E após um longo processo de estudos referente às Culturas Populares, sua religiosidade de forma enrustida a sua teatralidade explicita, a “licença poética” do autor abriu seus os caminhos. Como de costume esculpir artisticamente num processo de “artesania” dramatúrgica, chegou-se a uma imagem digital, que desperta o canal sensorial do nosso Diretor teatral.

Com a imagem pronta a seleção em mais de 90 horas de audição musical, a fim de selecionar cerca de 40 horas de trilhas (músicas) para a seleção final e a busca da música tema inspiradora. Com estes elementos foi estruturado o texto. Tributo a Paixão Mineira tem seu início no nascimento de Jesus e se discorre até o Juízo Final. A Paixão de Jesus Cristo, uma das histórias mais conhecidas da humanidade, sensibilizando por diversas passagens relacionadas aos Evangelhos Bíblicos, entretanto fazer uma representação fiel aos escritos bíblicos, sem a sua ligação ao mundo contemporâneo (atual) dar-se o nome de “encenação”. Não fazemos

encenação, mas contextualizamos a história principal a um tema social fazendo assim “teatro”. Assim nosso público será agraciado nas mais diversas sortes. Neste texto nosso eixo central é a Paixão de Jesus, agregaram-se duas cenas introdutórias para apresentar ao nosso público um espetáculo de grande potencial e de introdução às culturas populares. Outro fator é “condensar” grandes cenas numa única, proporcionando elementos de beleza estética e simbólica, chegando a uma plasticidade artística incrível, ponto forte do Grupo de Teatro do Oprimido Monte das Oliveiras e de seu público que não procura “encenações” de passagem bíblicas, mas TEATRO. O Grupo de Teatro do Oprimido – Monte das Oliveiras – GTO-MO., foi formado no ano de 2003 na Cidade de Alpinópolis – MG., por Crianças e Adolescentes e Adultos. Durante a sua existência, 13 anos, já tendo montado inúmeras peças teatrais. São cerca de 140 personagens para um elenco de aproximadamente de 110 pessoas. O espetáculo teatral  Tributo a Paixão Mineira, tem uma Abertura e um total de 09 (nove) cenas, com duração de uma hora e quarenta e cinco minutos.

As apresentações tradicional (quinta e sexta-feira), será inserido mais um dia em seu calendário tradicional, uma apresentação no sábado (dia 26), tentando romper com uma estrutura de anos e anos. O GTO Monte das Oliveiras conclama a todos e todas que compareçam a essa apresentação, pois serão únicas e em um lado mais reflexivo e de culturas populares. Outros fatores estão inseridos no processo de preparação teatral sendo: A questão da Educação, Redução da Maioridade Penal, Defesa da Criança e do Adolescente,  Pedofilia, Liberdade de Expressão, Feminicídio, Violência, Intolerância, Discriminação, Tortura, Ambição enfim diversas questões e algumas delas serão crucificadas, através de uma mensagem visual direta do GTO Monte das Oliveiras.

ESPETÁCULOS ANTERIORES:

2004 - O Caminhante e a Paixão de Jesus - Peça que abordou a vida de um "andarilho" que gostaria de saber o que levou Jesus a ser crucificado e acabou sendo crucificado com ele na condição do "Bom ladrão".

2005 - O Povo das Cinzas - Peça em que foi colocado os Dez Mandamentos em relação aos dias de hoje e uma simbologia sobre as "cinzas" e o pecado em que a conclusão final é que o Povo das Cinzas era a plateia.

2006 - O Auto da Paixão de Jesus - Três Crianças que queriam chegar até Jesus e fizeram um barquinho e o colocaram num rio e foram parar no Rio Jordão e conheceram João Batista e acabaram chegando até Jesus. Está apresentação contou com grupos folclóricos da cidade.

2007 - A Rosa e a Paixão de Jesus - Uma personagem chamada de Rosa que percorria os passos de Jesus e distribuía rosas para a reflexão sobre as cena em andamento. Convidamos "pessoas em situação de rua"  (Moradores de rua) da Cidade de São Paulo para o Elenco.

2008 - Do Manuscrito de Himis a Paixão de Jesus - A partir do respectivo manuscrito, fizemos cenas sobre Jesus na Índia durante a sua fase oculta. E o Santo Isa conhecido pelos Indianos.

2009 – Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo - Uma Paixão tradicional com requintes cênicos de beleza estética e cenografia plástica. Demonstrando as possibilidades de fazer uma "Encenação" com aspecto teatral. Convidamos "adolescentes de projetos sociais da Cidade de São Paulo para o Elenco”.

2010 - Maria e a Paixão de Jesus - Onde partimos da história de Maria "mulher e Mãe" e a "Maria Santificada". Fazendo paralelos sobre os conflitos entre as duas mulheres e seu filho e de Deus que veio para tirar o pecado do mundo,

2011 - A Paixão especial de Jesus - Onde Jesus é negro com um "dreads" e a sua figura era posta entre outros personagens diferenciados. Tivemos um Ator com Deficiência Intelectual com papel especifico e outros segmentos representados. Convidamos "pessoas com deficiência intelectual da APAE DE SÃO PAULO para o Elenco”.

2012 - A Poética Paixão - Uma apresentação em poesia de todas as passagens da vida de Jesus, de seu Nascimento até a sua Ressurreição. Utilizamos de um texto onde as falas foram realizadas em poesia.

2013 - Os Momentos da Paixão - Foi a nossa comemoração de nossos 10 anos de Grupo, sendo uma peça que teve cenas de cada uma das nove anteriores. Sendo a sua abertura com 10 Jesus crucificado em 10 cruzes.

2014 - Lógos & Paixão - Sobre a palavra que se torna verbo e o verbo que se torna ação, a palavra em ação. Sendo uma critica sobre o que falamos e o que fazemos, utilizando da Paixão de Jesus para um paralelo sobre os dias de hoje.

2015 – Anjos & Paixão – São passagens Bíblicas e registros apócrifos sobre os Anjos e a humanidade. A estrutura dramatúrgica trouxe desde a formação do mundo até a ressurreição de Jesus. É perceptível que a cada ano temos um foco temático para contextualizar a Paixão de Jesus e dar uma contemporaneidade a apresentação teatral, não fazemos à pura "encenação" bíblica, mas refletimos sobre ela.

SOBRE A APRESENTAÇÃO:

Dias: As apresentações no Monte das Oliveiras acontecerão nos dias 24, 25 e 26 de Março de 2016, as 16:00 horas, horário tradicional, com 1 hora e 45 minutos de duração, com inserções da Folia de Reis, Cia. de Pastores, Terno de Congado e de Moçambique, sendo 20 minutos a mais na peça teatral. Local: Em Alpinópolis - Espaço Bíblico Monte das Oliveiras, a céu aberto e cercado de monumentos que retratam a bíblia e através destes a sua geografia. Está localizado em uma colina da Cidade de Alpinópolis, Sudoeste do Estado de Minas Gerais, contemplado pela mata do cerrado.

Público: Alpinópolis - O Público estimado para as duas apresentações é de 10.000 pessoas, com arquibancada para acomodar e estrutura de recepção. O espetáculo é de censura livre.

As apresentações recebem turistas de toda a região, da Capital (Belo Horizonte) e da Região de Ribeirão Preto no Estado de São Paulo.

Links:

MONTE DAS OLIVEIRAS:

http://montedasoliveiras.com.br/

https://www.facebook.com/omontedasoliveiras?fref=ts

GRUPO DE TEATRO DO OPRIMIDO - MONTE DAS OLIVEIRAS:

https://www.facebook.com/pages/Grupo-de-Teatro-do-Oprimido-Monte-das-Oliveiras-MGBrasil/297578860301227?fref=photo&ref=hl

IMAGENS DE DIVULGAÇÃO:

https://www.flickr.com/photos/115447785@N07/

VIDEOS DE DIVULGAÇÃO - YOUTUBE:

https://www.youtube.com/channel/UCq9NyHLPnlh5IODOYxKB25A

Site do GTO-MO - Esta em fase de estruturação no momento.

http://gtomontedasoliveiras.wix.com/grupodeteatro#!

FONTE: ASCOM