Publicado em 21/02/2019 - regiao - Da Redação
Poços de Caldas - Representantes de 38 entidades participaram de reunião para renovação de parceria com o Banco de Alimentos, realizada na tarde da segunda, 18, na Casa dos Conselhos, no 2º piso do Mercado Municipal. O encontro foi conduzido pelo coordenador de Segurança Alimentar, Sebastião Rodrigues Nery, juntamente com a equipe do serviço. “Essa reunião é feita anualmente para renovação do Termo de Parceria das entidades com o Banco de Alimentos. Além das entidades cadastradas, temos também as 180 famílias que atualmente recebem a Cesta Verde. Em 2018, foram 230 toneladas de alimentos destinadas por meio do Banco”, explicou Sebastião.
O Banco Municipal de Alimentos de Poços de Caldas – BMA/Poços de Caldas, foi criado pela Lei nº 9.054, de 2 de junho 2015 e regulamentado pelo Decreto nº 11.623, de 1º de Julho de 2015. O BMA faz parte da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, operacionalizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, para garantir uma alimentação saudável, com suas seguridades sanitárias e nutricionais, e combater o desperdício de alimentos.
Entre as 38 instituições beneficiadas, estão: entidades da rede socioassistencial, das redes de saúde e educação, regularmente constituídas, que atendam a indivíduos em situação de vulnerabilidade social, e inscritas no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA/Poços de Caldas, como asilos, casa de passagem, comunidades terapêuticas e hospitais. O Banco de Alimentos também atende a programas, projetos e ações desenvolvidas pela Prefeitura, além de famílias, crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e/ou em caráter emergencial.
Como Funciona
O Banco de Alimentos atua na coleta, no recondicionamento e no armazenamento de produtos e gêneros alimentícios, perecíveis ou não, desde que em condições de consumo humano, assim como a distribuição dos produtos e gêneros arrecadados e/ou adquiridos, para equipamentos sociais vinculados à Administração Municipal e entidades assistenciais privadas regularmente constituídas, e pessoas ou famílias contempladas pelos programas sociais mantidos pelos governos federal, estadual e municipal. Após o recebimento dos alimentos, a equipe faz a pesagem e a seleção dos produtos próprios para consumo humano. Até a destinação final, a armazenagem é feita de acordo com as regras preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pelo Código Sanitário do Estado de Minas Gerais. Os alimentos considerados impróprios para o consumo humano, ou seja, considerados lixo orgânico, são destinados aos criadores de animais (suínos, aves e outros), conforme avaliação da equipe técnica. Já os materiais recicláveis (papel, alumínio, plástico, madeira, vidro e outros) são destinados ao Programa de Coleta Seletiva do Município de Poços de Caldas. Constituem ainda o objeto do Programa BMA/Poços de Caldas a promoção de cursos de educação alimentar nutricional e de capacitação, destinados a difundir técnicas de redução e eliminação de desperdícios e de garantia da qualidade sanitária no preparo de alimentos.
O Banco de Alimentos funciona na Avenida Presidente Wenceslau Braz, 2222 – Jardim Philadelphia (juntamente com a Central de Abastecimento – Ceasa). O telefone para mais informações é o 3697-2279. O serviço recebe doações dos setores privado e público.
ascom