Banda do 29º BPM visita Conservatório Musical

Publicado em 20/02/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação

Os componentes da recém criada Banda de Música do 29º Batalhão da Polícia Militar de Poços de Caldas estiveram, na quarta-feira (15), no Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani, para conhecer a estrutura do local.
A banda está sendo criada no município e conta com 24 músicos, incluindo o regente, Tenente Rosental. De acordo com ele, a previsão é que os músicos comecem a se apresentar até meados de abril. A corporação está à procura de uma sede para os ensaios da banda, que fará apresentações em eventos da Polícia Militar, atrações culturais e congressos. No repertório, a Banda do 29º BPM trará música erudita e popular. Todos os policiais que integram a banda foram aprovados no último concurso da corporação, em 2010, e passaram por avaliação de conhecimentos técnicos específicos em música. A maioria tem formação musical e há também professores na área.
“Foi um prazer recebê-los aqui no Conservatório. A instituição está de portas abertas para futuras parcerias”, destacou a diretora Cristiane Fernandes. Ela informou que há a possibilidade da criação de cursos específicos para os policiais, que já foram, inclusive, convidados para integrar a Orquestra Experimental do Conservatório. Apresentações em conjunto também estão no planejamento.
Os policiais vieram das cidades de Belo Horizonte, Barbacena, Campinas e Rio de Janeiro e conheceram também os pontos turísticos de Poços de Caldas, durante toda a tarde de quarta-feira. Eles chegaram ao município nesta semana.
Os músicos tiveram o mesmo treinamento que outros policiais na Academia da Polícia Militar em Belo Horizonte e estão aptos tanto para garantir a segurança, como para se apresentar na banda. O Soldado Valdemar Domingos, de Campinas, toca trompa desde os 12 anos de idade e diz que não tem dificuldade em conciliar as duas funções dentro da Polícia Militar, porque recebeu treinamento específico para isso.
Já o soldado Tiago da Silva dos Santos, que toca saxofone há 13 anos, veio do Rio de Janeiro para Poços de Caldas. Para ele, não há comparação entre as duas cidades porque a primeira tem praia e a segunda montanha, mas já se encantou pela cidade mineira, segundo ele muito bonita e pacata.