Base do SAMU é inaugurada em Carmo do Rio Claro

Publicado em 03/02/2015 - regiao - Redação

No sábado, 31, a Câmara Municipal de Caro do Rio Claro recebeu a cerimônia de inauguração da base do SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município. O cerimonial realizado no Plenário do Legislativo teve início às 10h30 e durou cerca de 40 minutos.

Participaram do evento a prefeita Maria Aparecida Vilela, o presidente do Legislativo Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo), o vereador Carlos Henrique Vilela, o diretor do Hospital São Vicente de Paulo, Euclides Rodrigues Júnior, a Superintendente Regional de Saúde de Passos Kátia Rita Gonçalves, Jeovani Hernesto Constantino e Gabriela Garcia, diretor executivo regional do SAMU e diretora do departamento de saúde do município respectivamente, além de outras autoridades.

Em seu discurso, o presidente da Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro lembrou que o Legislativo, atendendo especialmente a pedidos da população, que clamava por uma base do SAMU, devido a falta de resgate de urgência e emergência, batalhou também para essa conquista. Pão de Queijo ressaltou que essa é uma conquista de todos, inclusive da Câmara, que foi a palavra do povo na luta pela instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

“Falo aqui representando toda a Câmara, e lembro que todos os vereadores, através de muita reclamação nos últimos tempos no serviço de urgência e emergência vindos da população, batalharam também para que esse momento hoje estivesse acontecendo. O SAMU é uma vitória de todos, incluindo a Câmara que é a representante do povo carmelitano e  também merece esse reconhecimento. Este momento passa a ser um marco na história do município e chega em momento muito importante.Torço e espero muito sucesso para a equipe do SAMU, pois é um trabalho duro e delicado por se tratar de vidas”, falou em seu discurso.

Outros municípios serão atendidos pela base do SAMU de Carmo do Rio Claro

Além de Carmo do Rio Claro, a base do SAMU instalada na cidade atenderá também os municípios de Conceição da Aparecida, Alpinópolis, Alterosa e Areado.

O SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, trabalhará para atender com emergência e urgência em qualquer local, seja em residências, local de trabalho e vias públicas. Para a execução do serviço, o cidadão precisa ligar no telefone 192. Assim, serão atendidos por técnicos na Central de Regulação (localizada em Varginha), que vão identificar a emergência e, logo após, irão de imediato transferir a chamada para o médico regulador mais próximo para o atendimento. 

Sendo assim, outras bases do SAMU também podem servir para a prestação de socorro a essas cidades, assim como a base carmelitana pode ajudar outras localidades. A partir daí, o profissional faz o diagnóstico da ocorrência e começa o atendimento imediatamente, dando orientações ao paciente ou a pessoa que ligou para o serviço sobre as primeiras medidas a serem tomadas. A proposta é agregar e salvar vidas, independente da localização.

FONTE: ASCOM