Biblioteca Júlio Bonazzi de Poços promove oficina de cartografia literária

Publicado em 10/08/2017 - regiao - Da Redação

Biblioteca Júlio Bonazzi de Poços promove oficina de cartografia literária

Durante os meses de agosto e setembro, a Biblioteca Municipal Júlio Bonazzi (Biblioteca do Monjolinho) abre suas portas para o LAB Hiperespaços Poéticos. A oficina propõe para a comunidade o desafio de cartografar suas histórias, referências poéticas dos bairros e memórias literárias de seus moradores. Na prática, o objetivo é reinventar a forma de se relacionar com os mapas e mostrar que a cartografia também pode ser um poderoso instrumento de mediação de leitura. De acordo com o coordenador das Bibliotecas Públicas Municipais, Yuri Almeida “a coordenação está sempre em busca de projetos e parceiros para trazer estudantes para dentro das bibliotecas, e esta é uma grande oportunidade!”

A atividade será conduzida pelos educadores do projeto BiblioArte LAB com a ajuda de um grupo de 17 crianças, estudantes do 5° ano da Escola Municipal Alvino Hosken, que no semestre passado realizaram suas primeiras experiências de criação de mapas literários. “A ideia agora é que essa turminha convide pessoas da comunidade para esta experiência dentro da biblioteca, como os próprios avós, os artistas do bairro e quem mais queira compartilhar suas memórias e histórias para a construção de novos mapas para este território”, destacou o coordenador geral do projeto Aluísio Cavalcante.

Os encontros do LAB Hiperespaços Poéticos acontecerão a partir do próximo dia 14, sempre às terças e quartas, das 8h às 11h na Biblioteca Municipal Júlio Bonazzi. Os interessados em conhecer um pouco mais sobre esta experiência ou mesmo colaborar com os ensaios cartográficos basta comparecer no local e se informar com a equipe do projeto BiblioArte LAB.

O BiblioArte LAB é um laboratório comunitário de inovação em práticas de leitura e formação de leitores desenvolvido pela ONG Casa da Árvore em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Conta com o apoio do Instituto Alcoa e os patrocínio do DME e do programa Ibero-americano de Inovação em Biblioteca - Iberbiblioteca. Em 2016, recebeu o Prêmio ARede.Educa de inovação em educação e novas tecnologias. Com sede na Biblioteca Municipal Centenário, tem o objetivo de ressignificar bibliotecas públicas, comunitárias e escolares com foco na formação de leitores para o século XXI. Até o momento, já beneficiou cerca de 500 jovens adolescentes com formação e desenvolvimento de talentos e empreendimentos inovadores de leitura e novas tecnologias.

Até o final de 2017, o projeto BiblioArte LAB irá promover ações como o LAB Hiperespaços Poéticos em outras doze bibliotecas públicas e escolares em Poços de Caldas.