Publicado em 07/04/2016 - regiao - Da Redação
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e os Bombeiros Militares do 4º Pelotão em Guaxupé agora contarão com um helicóptero do Corpo de Bombeiros. O aparelho, batizado de Arcanjo 2 chegou à sua base no último domingo e ficará sediado em Varginha. Ele atenderá os Bombeiros e SAMU de Guaxupé e outras cidades, como Alfenas, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas e outras. A aeronave será utilizada somente em casos de extrema necessidade, como remoção rápida de pessoas em situação de emergência ou resgates em locais de difícil acesso, como matas fechadas e morros.
Segundo o Ministério da Saúde, o Samu Regional no Sul de Minas, o qual inclui Guaxupé, é o maior em extensão do Brasil em número de municípios. Com sede em Varginha, atualmente o serviço conta com 34 bases descentralizadas e 43 ambulâncias para atender 152 municípios.
Em 31 de janeiro, o serviço completou um ano e, desde setembro de 2015, aguardava a chegada de um helicóptero para melhorar a capacidade de atendimento. Conforme os bombeiros, o helicóptero vai levar uma equipe com bombeiros, um médico e um enfermeiro.
Ainda de acordo com o Tenente Pereira, comandante do 4º Pelotão dos Bombeiros Militares de Guaxupé, a chegada do helicóptero se faz bastante necessária: “O Pelotão de Bombeiros de Guaxupé tem trabalhado muito e a própria população tem tido esse reconhecimento. Sabemos que quanto mais ferramentas de trabalho tivermos, melhor será nosso atendimento. Com certeza, esse helicóptero, quando for necessário, será bastante útil, garantindo a eficácia no salvamento de vidas”.
Embora sediado em Varginha, o helicóptero, quando acionado, consegue chegar em poucos minutos a Guaxupé, podendo fazer o trabalho de resgate e salvamento dentro dos prazos necessários e suficientes para o sucesso do atendimento.
FONTE: ASCOM