Botelhos realiza o 1º Concurso de Qualidade dos Cafés

Publicado em 22/10/2017 - regiao - Da Redação

Botelhos realiza o 1º Concurso de Qualidade dos Cafés

No sábado, dia 07 de outubro, foi realizada a cerimônia de encerramento do 1° Concurso de Qualidade dos Cafés de Botelhos, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Botelhos, através da Agência de Desenvolvimento, em parceria com a Associação Café Botelhos, a Associação dos Pequenos Agricultores Familiares de Palmeiral – ASSOFÉ, a Cooperativa Rural do Alto do Rio Pardo – CODEPAR e o Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado.

Com uma produção estimada em 230 mil sacas para a safra 2016/2017, o Município de Botelhos possui mais de 2 mil cafeicultores, sendo a grande maioria de base familiar. A cidade, com cafés característicos, já teve o maior produtor de café do mundo, o senhor João Batista de Abreu, sendo que atualmente o Município tem grandes iniciativas na cafeicultura como a sede da Fazenda Sertãozinho, do Grupo Roberto Marinho, e a Assofé que é uma associação de cafeicultores familiares certificados Fair Trade.

O concurso é uma estratégia para mostrar ao mercado esses cafés, e ainda que Botelhos tem muito potencial para a produção de cafés especiais. Busca também incentivar os produtores a produzirem com qualidade e para isso a Prefeitura, em parceria com a Associação Café Botelhos, vem desenvolvendo ações como palestras, visitas técnicas, dia de campo e até mesmo acompanhamento individual às propriedades que buscam orientações para a produção de micro lotes de cafés especiais.

Como resultado do trabalho, embora seja ainda o primeiro ano, houve uma boa participação dos produtores no concurso, com cafés que atingiram nota de 85,7 pontos na escala SCAA durante avaliação dos cafés feita por provadores Q-Graders.

Na cerimônia de encerramento foram apresentados os cinco melhores cafés das categorias natural e cereja descascado e homenageados os produtores Eloi Martins e Reginaldo Martins, cafeicultores familiares que se destacaram no Município produzindo cafés de excelente qualidade.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberam lances das empresas Bourbon Specialty Coffees, Volcano Origin Coffees e Novo Grão Armazéns Gerais.

O evento contou ainda com os seguintes apoiadores: Banco do Brasil – Agência Botelhos, Sicoob – Agência Botelhos, Novo Grão Armazéns Gerais, Bourbon Specialty Coffees, Cafeeira São José, Oruam Armazéns Gerais, Casa do Artesão de Botelhos, Rede do Campo, Safe Trace Café, Volcano Origin Coffees, Café Eldorado e Café Excelência Mineira.

Veja abaixo a classificação final:

Categoria café cereja descascado

1º Fazenda Sertãozinho - 85.5

2º Donizety Mely de Assis - 84.3

3º Marcos Cezar Gonçalves - 84.0

4º Ablandino de Souza - 83.6

5º Antonio Xavier Lopes - 82.9

 

Categoria café cereja natural

1º João Paulo de Souza - 85.7

2º Fazenda Sertãozinho - 85.0

3º Tiago José Gonçalves - 83.2

4º José Antonio Anunciação Pinto - 82.7

5º Antonio Gonçalves de Oliveira - 82.5