Câmara de Alterosa e o repúdio contra a CEMIG

Publicado em 08/06/2014 - regiao - Da Redação

A Câmara Municipal de Alterosa, em reunião ordinária do dia 02 de junho de 2014, apresentou uma Moção de Repúdio à Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG. A Moção é decorrente de reclamações de munícipes, tanto pelas inúmeras quedas de energia quanto pelo mal atendimento da companhia. Abaixo está  o texto na integra.

Moção Nº 1/2014
Moção de repúdio e protesto à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Senhor Presidente da Câmara Municipal de Alterosa,
O Vereador que a presente subscreve, vem nos termos regimentais desta Egrégia Casa de Leis, após anuência do Plenário requerer a Vossa Excelência o envio da Moção de REPÚDIO E PROTESTO a empresa CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais.
JUSTIFICATIVA
A Moção se justifica tendo em vista a péssima qualidade quanto à estabilidade e fornecimento de energia na cidade de Alterosa, além das constantes reclamações dos munícipes.
O fato é notório, não sendo caso isolado ou de agora, pois a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registrou quase seis mil queixas contra a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) no ano passado, fora as queixas realizadas no PROCON ou diretamente à própria companhia.
O Município tem passado por problemas de picos de energia ou mesmo falta de energia com frequência, e isto não ocorre somente em períodos de chuva, temporais. A exemplo disto, no dia 16 de dezembro de 2013 tivemos um transtorno muito grande em uma cerimônia da Câmara Municipal, onde várias autoridades estavam presentes para serem homenageadas quando a energia acabou por volta das 19 horas e 40 minutos, retornando após às 21 horas, isto em um dia normal sem chuvas.
São muitas as reclamações de comerciantes que perderam produtos por problemas de falta de energia ou que ainda tiveram prejuízos com queima de equipamentos e utensílios elétricos.
A Santa Casa de Misericórdia também tem nos procurados relatando os mesmos problemas, pois assim como muitas instituições de saúde pelo país, tal instituição é desprovida de um gerador e em caso de falta de energia o transtorno e o risco a saúde se tornam muito grande, onde se faz necessário o uso de lanternas, lampiões e até velas.
Temos ciência que o atual período é preocupante devido a grande estiagem, porém não estamos aqui relatando que os problemas são somente neste período, mas recorrentes do ano todo.
Um dos slogan da Cemig é que “é a melhor energia do país”, entretanto a de se dizer que é uma das energias mais caras do país, com isto o que a população espera é um pouco mais de qualidade tanto no atendimento quanto no fornecimento.
Como representantes do povo, deixamos aqui nossa Moção de Repúdio a CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais, pelo desrespeito para com os consumidores.
Diante do que foi exposto solicito o voto favorável dos nobres pares, encaminhando-se esta Moção a Presidência da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig Av. Barbacena, 1200 - Santo Agostinho Belo Horizonte - Minas Gerais CEP: 30190-131 e à AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - SGAN 603, módulo I Brasília DF CEP: 70830-110.

Sala das Sessões, em 02/06/2014.
Rafael Augusto Gomes - Vereador

Em apoio a presente Moção:
Abimael Moreira Pinto - Vereador
Décio Gentil Terra - Vereador
Edson João Batista - Vereador
Eugênio de Andrade Souza - Vereador
Hermes de Souza Silva - Vereador
Itamar Faloni de Oliveira - Vereador
Nilson Nunes Batista - Vereador
Sebastião Divino - Vereador