
Uma conquista história foi concretizada na reunião da Câmara de Juruaia no dia 01 de dezembro. O bairro Mata do Sino foi oficialmente transformado em “Distrito”, sendo esta uma reivindicação antiga do vereador Juraci Porfírio.
INDICAÇÕES AO EXECUTIVO - O vereador Esmael Alves da Trindade (“Maé” - PSDB) solicitou a instalação de uma cobertura em frente ao velório municipal no bairro Mata do Sino. Contou que esteve num velório, quando as pessoas ficaram sob o sol, podendo ocorrer o mesmo em períodos de chuva. Portanto, o local merece uma atenção especial por parte da administração municipal.
O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” - PSC) solicitou a instalação de energia elétrica no Centro de Eventos. Contou que esteve participando de evento religioso no local, com aproximadamente 3 mil pessoas do município e região. Mesmo iluminado, o local necessita de energia elétrica. Hoje, é necessário alugar um gerador, que tem elevado custo. Também sugeriu que seja estudada uma forma de vedar a entrada de pombinhas no local, pois estão sujando o recinto.
O vereador Jaime Prado Bardy (“Jaime Tikim” - PSC) solicitou a instalação de redutores de velocidade na Rua Jairo Domingues Siqueira. O mesmo vereador pediu que a prefeitura estudasse a possibilidade de proceder a colocação de placa indicativa com o nome de Rua São Vicente de Paulo, no bairro São Sebastião.
O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) apresentou duas indicações verbais. Na primeira, relatar estar sendo comum a presença de animais (bovinos) soltos em vias públicas próximas ao posto Barra Mansa. Assim, pediu providências por parte da prefeitura, pois o fato oferece riscos de acidentes com veículos e pedestres. Na segunda, reclamou de rede de esgoto entupida na Rua dos Resende há mais de dois meses, fato que vem gerando transtornos aos moradores próximos.
O vereador Ademar Mazurega (PSDB) renovou seu pedido a respeito da implantação de redutores de velocidade nos bairros Nossa Senhora da Aparecida e Guiné. Segundo ele, o local oferece riscos de acidentes. Acrescentou que a providência é um anseio de toda população dos referidos bairros.
POLÊMICA DAS PEDRAS - O vereador Esmael Alves da Trindade (“Maé” – PSDB) relatou ter observado matéria neste semanário quando o ex-prefeito de Muzambinho, Marco Regis, criticou a retirada das pedras da praça central de Juruaia. Mesmo entendendo a colocação, o vereador manifestou sua posição de que “Juruaia deve andar para frente”. Ou seja, observa que a implantação do asfalto representou um grande progresso para o município. Maé comentou que, se for feita uma pesquisa em Muzambinho, 99% da população vai manifestar o desejo de retirada das pedras.
Maé ainda comentou que há alguns anos conversou com o vereador e irmão Toniel, quando o mesmo teria considerado uma loucura a obra do poliesportivo pelo então prefeito Celso. Na época, a obra seria muito grande. Porém, depois reconheceu a decisão acertada. Maé também lembrou que alguns vereadores consideraram o Centro de Eventos um “elefante branco”. Em sua opinião, o centro de eventos é uma obra do tamanho da grandeza de Juruaia, pois mesmo antes do seu término vem sediando muitos eventos do município e região.
O vereador Antônio Carlos Gonçalves Marques (“Tal” - PSDB) também considerou o centro de eventos uma obra muito importante para o município e região. Parabenizou o prefeito Alvinho por ter se empenho pela grandiosidade da obra realizada. Evento realizado (Encontro de Casais) contou com a participação de mais de 2 mil pessoas.
O presidente Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” - PSD) foi outro que destacou a grandiosidade da obra do Centro de Eventos, que vem merecendo elogios de toda a região. Comentou que o local serve para todo tipo de evento.
DEFESA DOS SERVIDORES - O vereador Jaime Prado Bardy (“Jaime Tikim” - PSC) voltou a defender a valorização dos servidores públicos. No término do ano de 2014, mesmo diante de muitas cobranças, entende que o Executivo não vem valorizando a classe através dos seus vencimentos. “Neste ano, não houve nenhum reajuste aos funcionários públicos. São eles que carregam a prefeitura nas costas”, disse. Comentou que a cada ano o funcionalismo perde o poder de compra. Por fim, reivindicou um reajuste digno para os servidores municipais em 2015.
NOVO COMANDO DA PM - O vereador Antônio Carlos Gonçalves Marques (“Tal” – PSDB) destacou a apresentação do Sargento Vilanova como novo comandante da Polícia Militar local. Elogiando o militar, entende que a cidade precisa de um maior apoio para coibir a ocorrência de assaltos.
MATA DO SINO AGORA É DISTRITO - Foi aprovado por unanimidade, em turno único, projeto de Lei Complementar criando o Distrito da Mata do Sino. Mesmo praticamente sem voz, o vereador Juraci Porfírio de Souza (“Juraci da Mata” - PV) pediu o apoio dos colegas na aprovação dos colegas. Lembrou ser este um sonho pessoal antigo, destacando o apoio do assessor do Legislativo Thiago Mambrini, assessor jurídico Dr. Haroldo Vicente Magalhães, deputado estadual Zé Santana e prefeito Álvaro Mariano Júnior cobrindo os custos da iniciativa. Bastante feliz, espera que ainda neste ano seja colocada uma placa na localidade com os nomes dos vereadores que apoiaram a conquista.
O vereador Maé (PSDB) comentou que a localidade já perdeu algumas conquistas pelo fato de não ser distrito, como a telefonia celular. Portanto, agora espera que o novo distrito seja incluído nos programas do governo federal.
O vereador Paulo Pereira Alves (“Paulo do Roque” - PP) parabenizou o colega Juraci pela conquista alcançada, manifestando também sua alegria e satisfação por ser participante da criação do Distrito da Mata do Sino. Entende que a iniciativa será bastante importante para que melhorias sejam viabilizadas em prol da comunidade.
O presidente Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” - PSD) também parabenizou Juraci pela conquista de sua longa luta em prol da Mata do Sino. Também agradeceu aos colegas vereadores e assessoria da Câmara pelo apoio.
PROJETOS APROVADOS - Foram aprovados por unanimidade, em primeiro turno, os seguintes projetos:
- projeto de Lei que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2015. O valor estimado para o orçamento do município para o próximo ano é de R$ 23.905.000,00;
- projeto de Lei que autoriza a concessão de subvenção, auxílios financeiros e contribuições para o exercício financeiro de 2015;
Foram aprovados por unanimidade, em turno único, os seguintes projetos:
- projeto de Lei que altera Lei Municipal que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da proposta orçamentária para o exercício financeiro de 2015;
- projeto de Lei que altera Lei Municipal que dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2014 a 2017;
- projeto de Decreto Legislativo que autoriza o presidente da Câmara a proceder a devolução de numerário ao Poder Executivo. Por indicação do Legislativo, o valor de R$ 12 mil deverá ser utilizado para subvencionar o Hospital Monsenhor Genésio e Associação Comercial e Industrial de Juruaia;
- projetos de Lei dando denominação em logradouros públicos (ruas) nos loteamentos Jardim das Orquídeas e Vale do Sol.