Publicado em 18/10/2017 - regiao - Da Redação
Entre 23 e 25 de outubro, estudantes do ensino médio e público em geral poderão assistir ao documentário ECO Cantos da Terra, idealizado pelo compositor guaxupeano Rodrigo Reis. O filme será exibido gratuitamente na segunda e terça-feira no Teatro Municipal de Guaxupé e Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro, o Ginásio. Na quarta de manhã, dia 25, o local é a Câmara Municipal de Muzambinho, para alunos de dois colégios locais.
Além de Meio Ambiente e Ecologia, o documentário abrange, de forma bem didática, outras áreas de interesse, como Biologia, História, Antropologia, Literatura, Artes e Música. Para aprofundar os temas que despertarem maior interesse, o compositor vai interagir com o público em todas as sessões. No bate-papo com estudantes poderá haver orientação vocacional. Rodrigo é graduado em Regência e Composição pelo Instituto de Artes da Unesp.
“Minha principal motivação para produzir este vídeo-documentário foi compartilhar com o público o cotidiano de trabalho e os problemas de um compositor contemporâneo durante um processo criativo. O que as pessoas vão ver no filme, que contém a íntegra de um concerto, é a culminância artística de uma trajetória de duas décadas dedicadas à música, à filosofia da diferença e à ecologia”, conta o compositor.
Dirigido pela cineasta Tania Campos, ECO estreou em setembro no Teatro da Aliança Francesa, em São Paulo. A exibição no Sul de Minas é resultado de uma parceria com o Instituto Elias José, o Departamento do Patrimônio Histórico Cultural de Guaxupé e o Museu Francisco Leonardo Ceravolo, em Muzambinho. Outro fator de interesse é que a pesquisa bioacústica em ornitologia foi realizada a partir de gravações de pássaros em Biguatinga, distrito de São Pedro da União. O documentário mostra diversas paisagens das montanhas cafeeiras, região onde o compositor viveu e teve iniciação musical.
Em Guaxupé, Rodrigo estudou piano erudito com Waldê Carvalho, ex-organista da Catedral. Posteriormente, foi aluno de Marta Monteiro. Há mais de 20 anos em São Paulo, ele se dedica às artes, atua em projetos de Cias de Dança da capital e já se destacou como recitalista de piano.
Exibição Gratuita Dia 23, segunda-feira, no Teatro Municipal de Guaxupé. De manhã e à tarde, sessão para alunos do Polivalente, Colégio Objetivo, Escola Interativa e Dom Inácio. À noite, exibição aberta ao público.
Dia 24, terça. De manhã, Ginásio Estadual. À tarde, visita em escolas. À noite, sessão aberta em local a ser definido.
Dia 25, quarta de manhã,Câmara Municipal de Muzambinho.
Em 2018, outras cidades da região poderão contar com a exibição de ECO Cantos da Terra.
Colaborou: Silvio Reis