Publicado em 02/08/2017 - regiao - Da Redação
Nestas quarta e quinta, 2 e 3, autoridades sanitárias responsáveis pela fiscalização de estabelecimentos de alimentação e de saúde, participam de uma capacitação, realizada na Associação Médica de Poços de Caldas. O objetivo é atualizar os profissionais quanto às novas ações de Vigilância em Saúde, pactuadas no ProMAVS - Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde.
"Tivemos alterações em todos os indicadores preconizados pelo ProMAVS, passando a ser o cálculo de desempenho baseado nos resultados obtidos e nas faixas de desempenho. Nestes dois dias, vamos demonstrar as mudanças nos relatórios de inspeção e nos indicadores a serem cumpridos", explicou Rosilene de Oliveira Faria, coordenadora da Vigilância Sanitária.
O ProMAVS é uma reformulação do antigo Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde (PFVS), criado em 2012, com objetivo de dar continuidade na implementação de um sistema regionalizado de vigilância em saúde, para efetivar a descentralização das ações da área para todos os municípios do Estado.
Os fiscais de alimentos fiscalizam estabelecimentos que fornecem refeições como bares, lanchonetes, restaurantes e hotéis. Os fiscais de saúde visitam clínicas, consultórios, salões de beleza e hospitais, entre outros estabelecimentos. De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, "as mudanças trazem mais regras para a execução do trabalho e consequentemente, melhoram a qualidade das inspeções".
As equipes da Vigilância Sanitária fazem inspeções periódicas, motivadas por denúncias, abertura de novas empresas ou renovação de alvará. O fiscal de Alimentos, Paulo Henrique Marques, gostou de saber mais sobre as mudanças. "Atualização sempre é bom. A Vigilância Sanitária é um setor que sempre tem mudanças e é importante estar por dentro disso para desempenhar o melhor trabalho".
O secretário de saúde Carlos Mosconi defende a atualização constante dos servidores como uma das prioridades desta gestão. "A área da saúde é muito dinâmica e todos que trabalham com saúde precisam estar sempre cientes das novidades, de novas práticas que trazem novas possibilidades para o nosso dia a dia e melhoram os serviços prestados".