Capital da Lingerie está em festa: Juruaia comemora 62 anos

Publicado em 27/12/2010 - regiao -

Juruaia, a capital mineira da lingerie e terceiro pólo brasileiro nesta categoria de confecção, comemora na segunda-feira (27), 62 anos de sua emancipação político-administrativa.
A história dessa pacata cidade tem início em 1898, quando um antigo morador da região, Antônio de Melo, doa as terras de Barra Mansa a um povoado que se formava, cujo padroeiro era São Sebastião. O vilarejo passa a ser chamado, então, de São Sebastião da Barra Mansa. Barra Mansa é uma homenagem ao encontro vagaroso e manso de dois riachos que por lá passavam.
No ano de 1911, o povoado elevou-se a distrito, passando a pertencer a Muzambinho. Doze anos depois (1923), a denominação do Distrito passou a ser Juruaia, nome indígena que quer dizer embocadura larga. Em 1942, com o desenvolvimento do local, o Diocesano de Guaxupé criou a Paróquia, sendo o Padre Doutor Genésio Nogueira Lopes, o primeiro vigário. Em 1948, Juruaia é elevada a categoria de município, deixando de pertencer a Muzambinho.
Com uma população de 9.238 mil habitantes (segundo dados do IBGE/2010), o município está localizado a 508 Km da Capital Mineira, Belo Horizonte, mais propriamente, na Mesorregião Sul/Sudoeste de Minas e Microrregião da Baixa Mogiana, AMOG. Os Juruaienses (gentílico referente a quem nasce em Juruaia) tem como fonte de abastecimento à economia local, atividades voltadas à agropecuária (café, milho, feijão, arroz, pecuária, leite e avicultura), contudo, a principal atividade do município está ligada às confecções de lingerie. O negócio é tão rentável, que hoje mais de 80 lojas abrangem a cidade. A força e o crescimento financeiro contínuo e, principalmente, a qualidade dos produtos fabricados e comercializados deram ao município a fama de ser a “Capital Mineira da lingerie” ou como apontado pelo SBT Repórter, “a cidade mais sensual do Brasil”.

O Início da Fama - Dr. Rubens de Almeida Lacerda, então prefeito municipal de Juruaia na década de 90, ao falar ao Jornal Hoje (JH) da Rede Globo de televisão, revelou a intenção da prefeitura em apoiar a instalação de empresas na cidade. No mesmo ano, especificadamente, no dia 10 de outubro, oficialmente registrou-se a Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU), sob a presidência da empresária Rosana Aparecida Marques e Marques. A Associação surgiu, focando o fortalecimento da classe empresarial, de modo a torná-la, cada vez mais forte no intuito de estruturar e organizar a economia municipal. Além de disponibilizar palestras, consultas, cursos e consultorias e, estabelecer parcerias com órgãos como o SENAC, a FIEMG e o SEBRAE.
Em 98, Prefeitura e Associação realizavam, juntas, na primeira semana de maio, a primeira edição da Feira de Lingerie de Juruaia (FELINJU). Com o sucesso da feira, não foi difícil reunir colaboradores para a segunda edição em 1999, ano em que grandes marcas resolveram investir no potencial da cidade, e período em que começou a relevar-se a qualidade das confecções produzidas por empresários do próprio município. A feira realizada neste ano de 2010 foi a 13ª desde a sua criação.
De grande importância à cidade, que passou a ser reconhecida nacionalmente e, até mesmo, no exterior, o auge da FELINJU fez aparecer outro evento, a FestLingerie. As duas promoções passaram a ser prioritárias no calendário local, já que adquiriram fama e, com isso o aumento nos investimentos e nas vendas são maiores.

O reconhecimento - Juruaia nunca esteve tão bem como nos últimos cinco anos, isso porque, a política diferenciada tem colaborado para o crescimento industrial e comercial do município.
Atraídos pela relevância da moda íntima na cidade, grandes emissoras do país migraram para aquele lugar, no intuito de desvendar os segredos de tanto sucesso. O SBT Repórter exibiu no dia 26 de julho deste ano, matéria jornalística cujo título direcionava Juruaia como sendo “A capital da intimidade”, o local mais procurado pelas mulheres brasileiras. A reportagem, transmitida pelo Sistema Brasileiro de Televisão sob o comando de César Filho, enfatizou o poder econômico adquirido pelos empresários das confecções naquela pequena cidade, ao tempo que comparava essa progressão às atividades cafeeiras, típicas da região.
A Rede Record, também já esteve em Juruaia, a emissora do Bispo Edir Macedo gravou o quadro humorístico “Vô/num vô” protagonizado pelos comediantes conhecidos como “mano quietinho e mendigo”.
Além disso, por diversas vezes, a RedeTV apresentou no Superpop, as tendências da moda, exibindo lingeries de Juruaia.
Esse reconhecimento elevou o nome da cidade no cenário nacional e internacional, valorizando o Estado de Minas, e principalmente, o sul e sudoeste mineiro.

PROGRAMAÇÃO - A programação segue hoje (27/12) com grande show na Praça pública com Guilherme & Santiago e também Paulo Cézar & Fabiano. Ainda na virada do ano (31/12) show com Banda Bombalada.