Carmo consegue retorno de Programa Minas Olímpica

Publicado em 04/10/2013 - regiao - Da Redação

O Programa é realizado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude – SEEJ e incentiva a iniciação esportiva focando a aquisição das habilidades motoras e a inclusão social

O Departamento de Esportes e Qualidade de Vida de Carmo do Rio Claro conseguiu o retorno do Programa Minas Olímpica Geração Saúde. A parceria com a SEEJ havia terminado no fim do primeiro semestre e, mediante ao novo pedido, o convênio para realização do programa por mais 24 meses será firmado ainda em outubro. Neste convênio, o Governo de Minas encaminha recurso para custear os profissionais que executarão o trabalho junto às crianças e o município cede o lanche.

As atividades serão iniciadas no dia 11 de novembro, com 100 crianças de 07 a 13 anos de idade. O departamento de Esportes irá fazer uma parceria com as escolas do município para nomear as crianças que integrarão o grupo.

O programa promove o esporte em diferentes dimensões, por meio de modalidades diversas, sendo elas: natação, atletismo, futebol, futsal, basquete, brincadeiras e jogos, handebol, dança, vôlei, entre outras. A intenção do governo é focar no desenvolvimento integral do indivíduo, seguindo conhecimentos técnicos e científicos, e tornar o Estado de Minas referência no âmbito nacional, na formação de jovens esportistas cidadãos.

Para o município é mais uma atividade que vai tirar as crianças das ruas e ocupá-las com atividades esportivas, ajudando na socialização, disciplina, lazer e formação dos adolescentes “Além de ser uma parceria com a SEEJ, ajuda na pontuação para o ICMS Solidário do esporte onde obtivemos neste ano a colocação de 29º lugar”, completou o diretor Guilherme Vilela.

Teste KTK

A SEEJ incluiu no programa Minas Olímpica Geração Esporte o teste alemão KTK que avalia as habilidades motoras dos participantes.

O teste é aplicado pelos professores que identificam o desenvolvimento da coordenação motora, que é a base para o aprendizado de qualquer modalidade esportiva.

FONTE: ASCOM