Publicado em 19/04/2013 - regiao - Da Redação
Os setores se juntaram e firmaram uma parceria contra dengue focados na eliminação dos focos do mosquito
Além do enredo, que conta como o guerreiro ficou doente e a união da tribo para acabar com os criadouros do mosquito transmissor, a equipe levou para perto das crianças amostras do ciclo de desenvolvimento do mosquito (larvas, pupas e o mosquito adulto) e um criadouro feito com água suja que quebra o tabu de que o mosquito da dengue só se reproduz em água limpa “A intenção desta parceria é educar e conscientizar as crianças para que elas desenvolvam o trabalho de prevenção dentro de casa e para que elas possam mostrar para os pais que o combate contra a dengue tem que ser feito em conjunto e não apenas pelos agentes de vetores”, explicou a bibliotecária Flaviana Cristina. “A história mostra que nem o mais forte da tribo esta imune ao mosquito da dengue e na vida real é assim, ninguém esta livre da doença”, alerta a chefe da Vigilância Epidemiológica, Rousemeire Soares de Oliveira.
Em Carmo do Rio Claro a doença encontra-se controlada. Até o momento foram confirmados seis casos, onde dois destes foram contraídos fora do município. Por outro lado, a quantidade de focos e de mosquitos aedes aegypti assusta os agentes da Vigilância Epidemiológica “Por enquanto podemos dizer que a doença esta controlada, mas na questão que envolve os criadouros, a cidade esta infestada”, contou a Agente de Vetores, Joana D’Arc Santana.
Diante do cenário encontrado pelos Agentes de Vetores é necessário cada vez mais intensificar o trabalho preventivo e é isto que a seção de Epidemiologia vem fazendo.
ASCOM