
A Prefeitura de Carmo do Rio Claro fará na noite do sábado dia 07 de maio, uma homenagem em comemoração ao dia das mães, que é comemorado tradicionalmente no segundo domingo do mês de maio.
A comemoração terá inicio após a missa celebrada as 19h00min na igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.
Com tenda armada no centro da Praça D. Maria Goulart, a festividade contará com sorteio de brindes doados pelo comércio local, show com Bal Voz e Violão, forró com os “meninos” da boa idade, comandados por Ângela Vilela no Centro de Convivência da Terceira Idade.
Como parte das comemorações, um telão instalado no local irá transmitir uma mensagem em homenagem às mães carmelitanas no dia mundial dedicado a elas. O evento acontece a partir das 20h00min e tem apoio da Cooxupé.
Como surgiu o dia das mãesO Dia das Mães teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou.
A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães.
No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.