Carmo do Rio Claro inaugura aterro sanitário

Publicado em 20/05/2011 e atualizado em 20/05/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

No dia 17/05, a Prefeitura de Carmo do Rio Claro por meio do Departamento de Meio Ambiente, inaugurou as obras do Aterro Sanitário no município. Uma obra de valor importante para não só a cidade como a região, que trará benefícios ao meio ambiente e principalmente a saúde da população, de acordo com as melhorias que a destinação dos resíduos terá a partir de agora. A prefeitura realizou a inauguração do aterro sanitário após grande empenho da administração em regularizar a situação com diversas viagens e envio de documentação para que o mesmo fosse solucionado. Participaram da cerimônia além da Prefeita municipal, a equipe do departamento de meio ambiente, departamento de infra-estrutura, além de representantes da imprensa local e regional.

HISTÓRICO

O histórico da construção do aterro sanitário em Carmo do Rio Claro iniciou-se devido o município ser ladeado por uma imensa bacia hidrográfica, como também, possuir elevo montanhoso, o que dificultou a aprovação do local mais adequado para construção da obra.
Depois de diversos estudos de viabilidade, foi aprovada a compra de uma área denominada Sitio São Jorge, localizada após o Parque de Exposições.
Em 2007, a SUPRAM – SM (Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), autorizou o inicio das obras do aterro, porém, as administrações anteriores não deram continuidade as obras que ficaram cerca de 01 ano meio sem ser trabalhada.
Atualmente Carmo do Rio Claro tem 20.426 habitantes, segundo o Censo 2010, o que gera para o município um montante de 12 toneladas diárias de resíduos.

INCENTIVO
Ao assumir a administração, a Prefeita Cida Vilela (PR), empenhou-se diariamente para dar continuidade às obras e ter como realidade a construção e inauguração do aterro, “assim que assumi a prefeitura, coloquei como uma das prioridades a ativação do aterro sanitário, sei da importância regional dessa obra e me sinto realizada por hoje ter dado mais esse presente ao município”.
Assume o município com situação de emergência em relação a disposição de resíduos sólidos.
Após pouco mais de um ano de trabalho, todas as exigências foram cumpridas, e enfim, consegue-se a tão esperada Licença de Operação do aterro sanitário municipal.

OPERAÇÃO
Na manhã da terça-feira, a Prefeita Cida Vilela (PR), reuniu os agentes da RECICARMO para uma reunião onde falaram sobre a operação do aterro sanitário.
Na ocasião, os agentes da associação agradeceram a prefeita pelo empenho para liberação e inauguração do aterro que trará maiores benefícios e melhores condições de trabalho para a equipe que lida diretamente com o lixo, “é importante esse nosso encontro, pois o aterro sanitário será trabalhado diretamente por eles e é fundamental que possamos oferecer condições dignas de trabalho a esses profissionais”, finalizou a Prefeita.