Carmo do Rio Claro participa de elaboração de programa nacional

Publicado em 21/11/2012 e atualizado em 21/11/2012 - regiao -

Programa está sendo desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Carmo do Rio Claro participa de um ato de experimento para elaboração de um programa do Governo Federal através do Ministério da Saúde.
O programa intitulado como “Plantando e colhendo saúde”, e nasceu da necessidade de levar ao conhecimento dos agricultores e trabalhadores rurais as implicações inerentes ao uso de agrotóxico.
O projeto já conta com a parceria da UNIFENAS-MG, EMATER-MG, municípios e apoio técnico da UNICAMP-SP.

O programa a ser criado tem como objetivo diminuir a exposição do trabalhador rural aos agrotóxicos, contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade dos produtos ofertados ao consumidor, bem como identificar os níveis de intoxicação nos trabalhadores e encaminhá-los para acompanhamento médico.
Os responsáveis pelo desenvolvimento deste programa são:

-Rogério Ramos do Prado
Diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS-MG

-Alessandra Cristina Pupim Silvério
Docente da UNIFENAS-MG

- Leonel Sátiro
Coordenador Técnico Regional EMATER-MG-Poços de Caldas

-Alice Soares
Coordenadora Técnica Regional EMATER-MG- Passos

Contam com apoio técnico-prático do Dr. Heling Alonzo-UNICAMP.
Foram escolhidas comunidades rurais de 03 municípios para esta experiência piloto (Alfenas, Areado e Carmo do Rio Claro).
O evento acontecerá no distrito da Vilelândia, no dia 25/11/2012 (domingo), a partir das 09:00 hs.
Acadêmicos de medicina e farmácia da UNIFENAS, sob a supervisão da professora Alessandra Pupim, realizarão  a investigação de 40 trabalhadores e  coleta de sangue para análise dos níveis de intoxicação.
O cadastro já está sendo feito pelos agentes comunitários do PSF da Vilelândia.
Haverá também palestra sobre agrotóxicos pelos técnicos da Emater.
O evento contará com a ilustre presença do Dr. Herling Alonzo, professor da Unicamp e membro do grupo nacional que está elaborando os instrumentos para efetivar este programa.
De acordo com Rousemeire Soares de Oliveira, essa é uma ação de importância imensurável para o município, “sem dúvida nos enche de prazer e orgulho participar do inicio de um programa que terá tamanha importância em âmbito nacional, o apoio total da Administração Municipal tem tido suma importância para conseguirmos êxito nessa ação empreendida”, disse a chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica.
De forma local, o trabalho está sendo realizado pela Vigilância Epidemiológica, bloco saúde do trabalhador, coordenado pela enfermeira Rousemeire Soares Oliveira com apoio do Dr. Thales Antonio Vaz Inácio e da equipe local da Emater, através da extensionista rural Francine Cordeiro da Silva Oliveira.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação