Carmo do Rio Claro recebe carreta do Ministério Público itinerante

Publicado em 09/11/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

Uma estrutura com unidade móvel e estandes será montada na praça D. Maria Goulart. Carmo do Rio Claro receberá durante toda quarta-feira 09 de novembro, a carreta do projeto Ministério Público Itinerante.
O projeto é uma realização do MPMG, objetivando um contato mais próximo com os cidadãos, apresentando-lhes os serviços e a forma de atuação do Ministério Público, proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos, bem como a maneira de defendê-los.
Uma estrutura com unidade móvel e estandes será montada na Praça D. Maria Goulart.
A população poderá assistir a palestras, obter orientações e receber atendimento em relação às diversas áreas de atuação do Ministério Público, como direito do consumidor, saúde, meio ambiente, idoso e pessoa com deficiência, crianças e adolescentes. Também são distribuídas cartilhas e outras peças didáticas produzidas pelo órgão.
Segundo o procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques, “O Ministério Público Itinerante rompe fronteiras, levando informação à sociedade e estimulando a atuação efetiva do MPMG. O projeto tem por objetivo resgatar, na essência, o verdadeiro sentido da Instituição. É o Ministério Público junto ao cidadão, vivenciando a realidade daqueles que são os destinatários de suas atribuições”.
Para a Ouvidoria do MPMG, órgão realizador do projeto, a proposta é manter o promotor de Justiça próximo à população, realizando atendimento e palestras para os cidadãos, mostrando assim à sociedade qual é o papel do membro do Ministério Público, como ele atua, onde trabalha, por que e como o Ministério Público pode ser acionado. “A Ouvidoria é um canal permanente de comunicação direta entre o Ministério Público de Minas Gerais e os cidadãos, entidades representativas da sociedade civil e órgãos públicos, pautado nos princípios da ética e da transparência. Estaremos junto à população, que muitas vezes tem uma visão distorcida do real sentido do Ministério Público, o que a afasta da Instituição”, explica o ouvidor do MPMG, procurador de Justiça Mauro Flávio Ferreira Brandão.
O foco das orientações e os temas abordados nas palestras são aqueles considerados de maior interesse de cada região.
O evento terá inicio as 09h00min e prossegue até as 17h00min.