Publicado em 09/05/2013 - regiao - Da Redação
O município esta investindo quase R$15.000.000,00 em moradias
A confraternização reuniu os produtores rurais que fazem parte do grupo 02, os integrantes da Empreende e representantes da Prefeitura em uma das casas construídas. A Prefeitura cedeu o ônibus que levou os moradores de outros bairros rurais para o distrito da Vilelândia. Na oportunidade, o empresário Nélio Lemos, da Empreende, aproveitou para acertar os detalhes finais e agradecer a todos que acreditaram na realização do programa “Eu gostaria de agradecer o pessoal envolvido, os produtores, o pessoal da Caixa Econômica Federal, da Prefeitura, da Emater e dizer que é muito bom trabalhar junto com vocês”, disse.
Agora começa a fase final do processo que é a integração das famílias às novas unidades habitacionais, etapa que é acompanhada pela assistente social Noris Lemos. Noris explicou que durante todo o procedimento foram organizadas reuniões mensais para conversar sobre assuntos que promovem a qualidade de vida no campo, como desenvolvimento da consciência ambiental, segurança do trabalho nas atividades rurais e na construção civil, promoção da saúde na família e prevenção de doenças. Noris destaca que a intenção do Governo é manter o homem no campo proporcionando a ele e a sua família uma casa digna “A pessoa adquire o bem, mas não é só a casa que promove a qualidade de vida. A casa precisa ter um padrão de habitabilidade para a família ter prazer em morar nela” explicou Noris. Por isto a habitação é construída com aquecedor solar, com o tratamento de saneamento básico adequado e as famílias são incentivadas a cultivarem uma horta orgânica, pomar e um jardim.
Os moradores, de casa nova, estão muito satisfeitos. O recém casado Welington José de Oliveira Santos disse que valeu muito a pena acreditar neste projeto “Pra mim foi a realização de um sonho porque a gente não tinha condições de fazer uma casa desta, é um benefício muito grande. Eu namorei cinco anos e se não fosse esta casa eu não teria casado, não teria a vida que eu tenho hoje. Queria agradecer a Prefeitura, a Emater, a Empreende e todas as pessoas que se envolveram e acreditaram neste projeto, a gente também acreditou e valeu muito a pena”, disse.
Segundo informações do Assessor de Governo, Gilmar Evangelista, que foi o responsável pela execução deste programa habitacional na cidade, a intenção é construir mais 200 casas, mas enquanto houver demanda, o município irá trabalhar para a construção das moradias rurais. As inscrições para pequenos produtores estão abertas e os interessados devem procurar a Seção de Habitação da Prefeitura “Este é um programa pioneiro que vem beneficiar o pequeno produtor, fazendo com que ele tenha condições dignas de manter sua vida no campo. Por isso o município vai continuar apoiando a construção das moradias rurais, onde o governo oferece a subsidio para compra de material e o produtor contrapõe com a despesa dos pedreiros”.
A construção possui 52m com 02 quartos, sala, banheiro, cozinha e área serviço e esta disponível para o produtor rural com renda bruta anual de até R$15.000,00.
ASCOM