Carnaval de Paraíso atende expectativas, mas poderá ser incrementado em 2016

Publicado em 20/02/2015 - regiao - Da Redação

Carnaval de Paraíso atende expectativas, mas poderá ser incrementado em 2016

A realização dos desfiles das escolas de samba e blocos carnavalescos durante o carnaval em São Sebastião do Paraíso superou a expectativa dos organizadores. Mesmo com o sucesso do evento, o presidente da Associação Folclórica das Escolas de Samba de São Sebastião do Paraíso (Afessp) sugere que “algo mais pode ser acrescentado para segurar a nossa juventude aqui”, disse Heraldo Bícego. A proposta também é compartilhada pela chefe do Departamento de Cultura, Cinara
Soares Caetano Vanoni, que também acredita que o modelo atual pode ser melhorado com algumas inovações. 

O carnaval paraisense foi marcado pelas apresentações das escolas de samba Mocidade Alegre e Pérola Negra, além dos blocos O Boi Bumbá, Butina Veia e Potinha Só Alegria. Eles desfilaram no sábado e na segunda-feira. Já no domingo houve a realização do Carnaval Cristo Alegria, com a presença de bandas católicas. “Foi uma festa que atendeu as expectativas, dentro das nossas possibilidades”, disse a chefe do Departamento Municipal de Cultura. Conforme Cinara, o carnaval transcorreu sem nenhuma ocorrência. “Foi muito bom, estava animado e muito bonito, embora sentimos falta das outras duas escolas que não puderam desfilar, por razões que foram entendidas, mas que deixaram uma lacuna”, avalia. 

Para o presidente da Afessp, Heraldo Bícego, as apresentações ficaram dentro das expectativas. “Em todas as noites, mesmo em momentos de chuva, a presença do público lotou as arquibancadas da passarela”, acrescenta. De acordo com Cinara, o apoio da Prefeitura foi fundamental. “O prefeito nos deu todas as condições possíveis e mantivemos a estrutura semelhante à da festa da Congada, com arquibancada, camarotes, banheiros, som e iluminação de excelente qualidade”, descreve.

O presidente da Câmara Municipal, Jerônimo Aparecido Silva, fez a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo Miguel Siqueira Filho e para a Rainha Rita de Cássia Neto. “Tivemos uma festa bonita, sem nenhuma acidente, o povo compareceu e as escolas e blocos estão de parabéns”, relatou.

Também em Guardinha, onde foi realizado o Guardinha Folia com apresentação das bandas Razão de Viver e Romeu e Julieta, além da dupla Rodrigo e Daniel. O evento no distrito foi considerado um sucesso. “Tivemos mais de mil pessoas por dia, com muita alegria e animação. Guardinha nunca teve uma festa deste nível. Nem a chuva de domingo e segunda desanimou o pessoal que veio de vários lugares da região para brincar o carnaval com a gente”, disse o vereador Ailson Aparecido Nascimento. Ele afirma que, para o próximo ano, pretende ampliar ainda mais o nível das apresentações.

Perspectivas para 2016

Segundo Heraldo Bícego, seria interessante repensar o modelo de carnaval existente visando segurar mais jovens na cidade. “O trabalho das escolas e blocos é bonito, tem público e deve permanecer. Poderíamos criar algo novo, como o que acontece na Guardinha para alcançarmos mais sucesso”, sugere.

A opinião é dividida pela Chefe do Departamento de Cultura, mas ela pondera que o assunto deve ser debatido, analisado e considerando a vontade do prefeito. “Tem algo que pode ser acrescentado sim, mas é para ser avaliado para o próximo ano”, opina. Cinara acrescenta que o apoio do prefeito foi de fundamental importância, desde a verba repassada às escolas e blocos, à montagem da estrutura e para que a cidade uma festa de ótimo nível, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de São Sebastião do Paraíso - MG