Publicado em 16/02/2015 - regiao - Da Redação
A primeira noite do Carnaval Guaxupé 2015, ocorrida na sexta-feira, 13 de fevereiro, reuniu milhares de foliões na Avenida Conde Ribeiro do Valle e ruas próximas, onde está montado o circuito da Festa de Momo deste ano. Promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura, o evento destaca um investimento pesado, distribuído nos setores artístico, social e de segurança. Animado pela Dj Flávia Oliver, além do cantor Maurício Farah e o grupo Inimigos da HP, a estreia da festança popular comprovou o prestígio dos organizadores para com o público, da cidade, a região e de localidades distantes.
Com um orçamento de cerca de R$ 1 milhão, o Carnaval de Guaxupé recebeu o lema de "Melhor carnaval gratuito do Sul de Minas": "As expectativas são as melhores possíveis, haja vista que temos um controle por Facebook e sabemos que virão para nosso carnaval foliões de Uberlândia, Araxá, São Paulo, Mococa, São João da Boa Vista, Guaranésia, Juruaia e, portanto, temos a expectativa de que aproximadamente umas vinte mil pessoas venham para o circuito de Carnaval. Foi tudo preparado com muito carinho, respeitando o dinheiro público, pois dentro do Orçamento da Secretaria de Cultura, considerando-se o fato de que este governo investe em Saúde, Educação e investe também em Cultura!", definiu o assessor de comunicação da Prefeitura, Paulo Rogério Leite Ribeiro, o qual coordenou de perto o desenrolar da primeira noite de carnaval em Guaxupé.
Primeira artista a subir no palco principal do evento, a Dj Flávia Oliver admitiu a importância de exibir-se numa promoção de fama regional: "Estou achando o máximo estar aqui, com vocês, pois Guaxupé é minha casa. Então, teremos muita animação durante todas as noites, com música e alegria. Apesar de já estar muito acostumada com o público local, confesso que estou ansiosa, pois é um momento muito especial. Quero aproveitar para dizer ao público que se divirta ao máximo, não beba para brigar, mas só para se divertir e beije muito na boca", recomendou ela.
Estreante, entre os artistas da cidade, no Carnaval deste ano, o cantor Maurício Farah promoveu, assim como em 2014, um espetáculo empolgante, com mistura de ritmos e interação plena com o público: "É isto aí, galera do JOGO SÉRIO... foi demais! É o segundo ano consecutivo que estamos fazendo um som para o Carnaval de Guaxupé, com vinte, vinte e cinco ou até trinta mil pessoas! Foi uma "vibe" só! Uma positividade incrível, mas infelizmente uma hora a gente tem que sair do palco. Espero ter feito jus à oportunidade, pois foi uma honra para mim subir neste palco aí e levar alegria para a galera", disse o cantor, muito feliz, em entrevista após sua apresentação.
Já as atrações principais da noite subiram ao palco já nas primeiras horas de sábado, tendo confirmado o prestígio junto ao público guaxupeano. Com antigos e novos sucessos, Inimigos da HP mantiveram os foliões em plena animação até a alta madrugada. Antes, porém, os astros falaram com o JS: "Uma das características do show do "Inimigos da HP" é a alegria e o clima super "pra cima", sendo que no carnaval a gente capricha ainda mais, pois a galera já está naquele clima... a gente, aliás, está em casa, pois o hotel de Guaxupé, conforme estava comentando com o grupo, é uma extensão de nossa casa. Já viemos na Expoagro, várias vezes e, por isto, vir aqui para o carnaval, com portões abertos, numa praça pública, é algo fenomenal", disse Sebá, vocalista do conjunto, que brincou com a repórter Aline Fernandes, a qual trajava camiseta com a marca JOGO SÉRIO, tendo o artista dito que daria uma entrevista séria, em homenagem ao nome do Jornal.
Apesar de ainda não ter sido divulgado oficialmente o número de pessoas presentes ao recinto do Carnaval, a Avenida manteve-se lotada por praticamente todo o tempo, com gente animada, de Guaxupé e fora da cidade: "Estou completamente animada para o carnaval, pois é uma época em que as fantasias devem se aflorar, as dificuldades do dia-a-dia ficam para trás e a gente é só alegria e amor", disse a dona de casa Sandra, que mora no Colmeia I , em Guaxupé.
Além da diversão, propriamente dita, a segurança dos foliões tem sido algo bastante incisivo. Com cerca de cem homens contratados, além das brigadas de bombeiros civis e militares, assim como a própria PM, o recinto conta, ainda, com monitoramento eletrônico: "Este sistema auxiliará bastante ao carnaval para que não haja problemas, mas caso ocorra, as câmeras estarão ligadas vinte e quatro horas e nós participamos do monitoramento, todas as noites. As câmeras, sem dúvida, facilitam muito nosso trabalho, pois na eventualidade de confusões, informamos os militares imediatamente, localizando os responsáveis e tomando as providências cabíveis", comentou o sargento Esteves, da 79ª Cia. Especial PM/MG, que ficou na base do monitoramento, na primeira noite de carnaval.
Ainda com relação à segurança dos foliões, a comissão organizadora preocupa-se não só com a contenção de confusões, mas principalmente com o bem-estar dos foliões. Neste aspecto, os integrantes dos grupos contratados prestam informações e aconselham: "Que os foliões venham felizes, tragam pouca coisa de casa, evita andar com objetos que chamam a atenção e gerem eventuais furtos e, enfim, principalmente às pessoas de outras cidades e Estados, que carreguem consigo um papelzinho com seu nome, telefone de alguém, endereço de onde estejam ficando, pois isto facilitará num possível resgate", disse Ribeiro, dos bombeiros civis, que trabalhou bastante na primeira noite, atendendo a solicitações das quais boa parte foi motivada por embriaguez.
FONTE: CARLOS ALBERTO / JOGO SÉRIO