Cemig inicia serviços de modernização da rede de Bandeira do Sul

Publicado em 28/07/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig inicia, no domingo (31/7), os serviços de modernização da rede de energia elétrica de Bandeira do Sul. Para isso, o fornecimento de energia será interrompido das 9 às 16h30 em grande parte do município e ainda em alguns bairros de Botelhos, Caldas e Campestre. Os trabalhos prosseguem na quarta-feira (3/8), também das 9 às 16h30. Estão envolvidos nessas atividades cerca de 160 empregados, entre eletricistas, técnicos e engenheiros, que irão substituir e instalar novos equipamentos.
Será realizada uma nova inspeção geral na rede e em pontos específicos informados pela Prefeitura e a Câmara de Vereadores durante a visita de representantes da Cemig a Bandeira do Sul, no dia 13/7, quando foi apresentado o plano de ação para a melhoria da rede elétrica da cidade. Também durante a visita, além dos planos das obras de modernização da rede elétrica, os agentes da Cemig apresentaram estudos preliminares para viabilidade de implantação do programa Energia Inteligente nas cidades de Bandeira do Sul, Botelhos e Campestre. Eles também mostraram os dados coletados durante visita a hospitais e creches dos municípios e o levantamento de clientes de baixa renda, visando análise de instalação de projetos de eficientização do uso da energia, como iluminação adequada, sistema de aquecimento solar e doação de geladeiras eficientes.

Bairros afetados durante os serviços de melhoria da rede
Dia 31/7

- Bandeira do Sul: Bandeira Carvalho, Cachoeira do Carmo, Cachoeira do Rio Pardo, Centro, Cohab Chernoviz, Jardim Primavera, Jardim Floresta, Jardim Primavera II, Marambaia, Morada do Sol, Pitanga, Ponte do Rio Pardo, Residencial Rezende, São Miguel Pequeno, Serra Pedra Branca, Pedra Branca, Santa Quitéria e Santos Reis.
- Bandeira do Sul (16 às 16h30): Cachoeira do Carmo, Capituva, Capituvas, Centro, Correias, Correias de Baixo, Correias de Cima, Jardim Itamarati, Matão, Milho Verde, Residencial Rezende.
- Botelhos: Bela Vista, Jaboticabal, Jardim Eldorado, Pitangueiras, Santo Antônio.
- Caldas: Córrego Das Foices, Paraiso, Rio Pardo, Santana.
- Campestre: Bela Vista, Capituvas, Caxambu, Córrego das Foices, José Reis, Milho Verde, Panelão, Primos, Rio Pardo e Serra do Paraíso.

Dia 03/8
- Bandeira do Sul: Centro, Jardim Itamarati, Residencial Rezende.
- Bandeira do Sul (área rural): Capituvas, Correias, Matão, Milho Verde Primos e Serra do Paraíso.
- Caldas (área rural): Córrego das Foices, Paraíso, Rio Pardo, Santana.
- Campestre (área rural): Bela Vista, Campinho, Capituvas, Caxambu, Córrego das Foices, José Reis, Milho Verde, Panelão, Primos e Serra do Paraiso.

Responsabilidade
Apesar de não ter sido responsável pelo acidente ocorrido em fevereiro deste ano durante o pré-carnaval na cidade de Bandeira do Sul, quando fitas metalizadas lançadas sobre a rede de energia romperam cabos de média tensão, a Cemig se comprometeu a realizar melhorias na rede elétrica da cidade. O compromisso foi firmado pelo presidente da Empresa, Djalma Bastos de Morais, durante encontro com autoridades e representantes das famílias atingidas, realizado no dia 7 de julho, para esclarecer as questões técnicas do acidente.
Segundo o presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, desde o primeiro momento a Cemig já sabia que não era responsável pelo ocorrido, mas preferiu se posicionar somente após a conclusão do laudo pericial da Polícia Civil. “A Empresa lamenta o acidente e se solidariza com a população, garantindo que todos os demais serviços de manutenção previstos para a cidade serão realizados no prazo de acordo com a necessidade da população.”
No dia 5 de julho, a Cemig realizou a inspeção da iluminação pública de todos os 480 postes de Bandeira do Sul, corrigindo os 25 pontos que estavam apagados. A iniciativa faz parte das ações de melhoria no sistema de energia elétrica que ocorrem em todo o Estado durante o ciclo 2008-2012, com um investimento total de R$ 3,8 bilhões.