Câmara de Paraíso inaugura sede própria em clima de protestos de servidores

Publicado em 04/07/2016 - regiao - Da Redação

Câmara de Paraíso inaugura sede própria em clima de protestos de servidores

A Câmara de São Sebastião do Paraíso inaugurou sua sede na manhã de quinta-feira, (30/6), em uma data histórica para cidade, após quase quatro anos desde a aprovação do projeto, em 2009. Durante a cerimônia de entrega do prédio servidores públicos municipais, com carro de som, fizeram manifestação, aproveitando a presença de diversas autoridades.

Com várias faixas e cartazes, os funcionários públicos cobraram diretamente aos vereadores uma solução para a situação de atraso dos salários dos servidores da ativa e aposentados, que a Prefeitura não paga em dia.

A inauguração

Na cerimônia de inauguração da sede da Câmara, Jerominho homenageou o médico Henry Brigagão  bem como sua mulher Maria Helena, por representarem a família  do falecido médico José de Oliveira Brandão Filho que doou a área onde foi erguido o novo prédio.

O vereador Walker Américo Oliveira (PTB) representou o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), Ailton Rocha de Sillos, e discursou em seu ligar, pois ele se encontra afônico. “Parabéns aos vereadores. Essa obra foi inteligentemente planejada para acolher os pleitos de nosso povo, defendendo-o como guardião natural de seus direitos”, disse. Ailton Sillos era presidente da Câmara quando o projeto para a nova sede foi aprovado pelos vereadores da época, em 2009.

O vereador José Luiz Corrêa (PT) também foi lembrado como presidente da Casa que deu início às obras e fez os primeiros acompanhamentos, que em 14 de novembro de 2013 realizou o lançamento da pedra fundamental e a limpeza do terreno.

O ex-prefeito Mauro Zanin foi lembrado como o chefe do Executivo à época em que o projeto foi aprovado e discursou para os servidores manifestantes: “Hoje que poderia ser um dia alegre, temos essa tristeza à nossa frente. Sabemos que aquele que trabalhou, bem como aposentados, precisam receber porque não é digno viver assim. Em um passado recente, Paraíso vinha em uma trajetória de crescimento ordenado, com respeito às pessoas e ao dinheiro público e isso nós perdemos nesse momento”.

O deputado federal Carlos Melles também usou a palavra e fez duras críticas à gestão “Reminho” e ao governo federal na gestão de 12 anos do PT. O também deputado federal Renato Andrade parabenizou a Câmara, aos vereadores e a todos os envolvidos no projeto.

O presidente da Câmara, Jerônimo Aparecido Silva (DEM), também se referiu ao protesto dos funcionários municipais, salientando que “a Casa sempre esteve e estará ao lado do funcionalismo público para resolver os problemas que estamos enfrentando em nossa cidade em virtude de uma péssima administração. Embora a Câmara tenha feito o seu papel, nós reconhecemos o erro, pois teríamos que ter tirado o prefeito Rêmolo Aloise há dois anos, apesar de sabermos a dificuldade que é tirar um ocupante de cargo no Executivo. Quero fazer o compromisso de que a Câmara é onde o servidor tem que ter respaldo para sustentar suas famílias”, discursou ele.

Os servidores foram convidados a entrar e conhecer todo o novo prédio.

A construção

A obra tinha previsão de entrega no ano passado. A empresa responsável pela obra, vencedora de licitação, foi a Scalla Construtora. O projeto é uma realização da arquiteta Cyntia Montans.

Em 2010, o Legislativo recebeu doação do município de área de 4.500 m², no Jardim Mediterranèe, conforme a Lei Municipal nº 3.618, a área avaliada em 2,5 milhões. O valor que foi contratado é de R$ 4.129. 705,49 para a execução da obra.

O então presidente da Câmara, José Luiz  Corrêa, determinou a formação de uma comissão popular para acompanhar a construção, o que foi feito com representantes de diversos setores da comunidade paraisense.

A fiscalização foi realizada pelo engenheiro civil Wagner Zanoelo. A nova sede terá em suas repartições gabinetes para 15 vereadores, plenário com 180 lugares, salas de reuniões, biblioteca entre outras repartições.

FONTE: JORNAL DO SUDOESTE - Heloisa Rocha Aguieiras / SAO SEBASTIAO DO PARAISO