Começou a IV Semana da Fisioterapia do Unifeg

Publicado em 06/11/2009 e atualizado em 06/11/2009 - regiao - Carlos Alberto - Assessor de Imprensa

961_03Começou na noite desta terça-feira, 3 de novembro, a IV Semana de Fisioterapia do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé. Composta por palestras, a realização ocorre simultaneamente ao III Congresso Científico, que consta das apresentações de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC), feitas pelos próprios estudantes. Na abertura, a prática da fisioterapia nas Unidades de Terapias Intensivas e na cardiologia foram os destaques.
A primeira palestra foi ministrada pela especialista Camila Negrini, formada no Estado de São Paulo, com um currículo invejável. Como tema, ela apresentou uma visão multidisciplinar sobre a fisioterapia na UTI. Em seguida, os alunos assistiram às explanações do médico Mário Cerdeira, que junto a uma equipe discorreu a respeito da importância dos tratamentos fisioterápicos na cardiologia. Logo após, todos participaram de uma mesa redonda, onde palestrantes, professores e alunos debateram os temas em questão. Este ano, o tema do evento é “Do Paradigma da Reabilitação à Promoção de Saúde”. O objetivo, conforme a coordenadora do curso de Fisioterapia do Unifeg, professora Daísa dos Reis Riboli Rodrigues, é comemorar o sucesso da Clínica Maria de Almeida Santos, que é mantida pelo Centro Universitário e atende gratuitamente cerca de duas mil pessoas por mês. Isto, sem falar nas conquistas do próprio curso, que destaca-se cada vez mais positivamente. 
“Este ano, temos dois eventos, sendo que a Semana de Fisioterapia está sendo construída em cima de palestras e o Congresso se compõe com as apresentações dos TCCs. Isto tudo é muito importante para o aluno, pois ele ganhará aprendizado de diferentes formas. Digo isto por saber que os palestrantes lhes transmitem (para os estudantes) conhecimentos, enquanto os próprios discentes revelam-se por meio dos trabalhos apresentados”, comentou a coordenadora Daísa.

961_05Os comentários...
O mestre de cerimônia Cristiano Rodrigues participou da primeira noite do evento e comentou: “é uma programação bastante desenvolvida e eu fiquei muito feliz ao ser convidado para fazer o cerimonial, pois trata-se de uma realização bastante organizada. Começa hoje, dia 3 e vai até dia 26, com uma pequena pausa de datas. O importante também é que além dos palestrantes, a coordenadoria deste curso destacará a importância dos alunos, que apresentarão projetos e trabalhos”, ressaltou Cristiano.
Já o estudante Leonardo da Conceição Alves silva, do 6º período, que é monitor de anatomia do curso de Fisioterapia, falou com a assessoria de imprensa do Unifeg sobre a semana dedicada aos estudos: “esta semana é toda especial, pois contribui com o desenvolvimento do coletivo, ajuda a reciclar nossos conhecimentos e a gente adquire experiência com os especialistas que vêm nos dar palestras”, ressaltou o aluno.
Também bastante compenetrada, a universitária Amanda Augusta, do 8º período, falou sobre a promoção educacional: “não há dúvidas de que esta IV Semana de Estudos da Fisioterapia vem para completar o nosso cotidiano, dentro do Unifeg. É o conjunto da teoria e a prática, o que gera um aprendizado muito grande”, disse ela, que é uma das estagiárias da Clínica de Fisioterapia do Unifeg, onde reabilita pacientes por meio dos conhecimentos obtidos com os professores da instituição.
961_04Atualmente, a Clínica de Fisioterapia, que é coordenada pela professora Mônica Beatriz Ferreira, atende cerca de dois mil pacientes por mês, sendo que o objetivo é ampliar esta linha de atendimento. Os pacientes são indicados por médicos do Sistema Único de Saúde, por meio da Prefeitura de Guaxupé. Durante os próximos dias, várias outras atividades ocorrerão para completar a IV Semana da Fisioterapia do Unifeg / III Congresso Científico.

A programação:
Na noite de quarta-feira, 4 de novembro, aconteceram as palestras “Saúde Pública”, com Luciana Aparecida dos Santos e “Fisioterapia e Programa de Saúde da Família”, com Simone Magalhães Lacerda.
961_06Já nesta quinta-feira, dia 5, a palestrante foi Daiele Aparecida Zunarelli Martins, que falou sobre “Contação de Histórias Lúdicas para a Área da Saúde”. Para esta sexta-feira, a partir de 19h, está marcada uma missa especial na capela do Unifeg, a qual será presidida pelo padre Egberto Pereira dos Reis.
Depois, entra em cena o Congresso Científico, cujas atividades estão marcadas para os dias 9 e 10 próximos (apresentação do TCC) e 24, 25 e 26 de novembro (extensão do Congresso, com apresentação de pôsteres, em frente a capela).