Comédia para morrer de rir

Publicado em 05/11/2014 - regiao - Da Redação

Instituto Moreira Salles recebe novos artistas que comemoram aniversário de Poços de Caldas

Quando estreou, em maio de 2006, Fábio Anderson, diretor teatral formado em Campinas e São Paulo, não acreditava muito no sucesso de uma peça que nascia de um conto cômico que ele havia adaptado de um jovem escritor mineiro, além de um monte de piadas meio envelhecidas pelo tempo. Mas a surpresa foi muita, quando o espetáculo agradou em cheio um público ávido por entretenimento de qualidade, afinal a cultura popular tem muitas qualidades. A plateia riu tanto e discutiu abertamente questões de amores, casais, encontros e separações que, ao término de toda apresentação, sempre perguntavam quando seria a próxima “tentativa” de salvação (dos relacionamentos, é claro). Tanto foi que, sistematicamente, ano após ano, foram sendo apresentadas continuações do tema. Daí nasceram o “Como salvar seu casamento 2 – a missão”, “3 – o retorno”, “4 – a nova tentativa” e “5 – a sogra”, este apresentado no ano de 2012. Foram 6 anos de sucesso, com um tema  que agradou em cheio ao espectador do bom teatro de comédia.

Agora, passados 2 anos de descanso, o mesmo diretor, de mudança para Poços de Caldas, resolveu rever seus textos e colocá-los em cartaz na cidade. Estreia neste dia 7 de novembro a primeira das 5 peças.

Trata-se de uma parceria com o INSTITUTO MOREIRA SALLES, que resolveu apostar no grupo criado por Anderson. O Instituto cedeu a sua sala de conferências para as apresentações, enquanto a equipe de Fábio se encarrega de toda a produção. É a busca pelo melhor de dois mundos. De um lado a tradição e a vivência do Moreira Salles com o melhor da arte caldense, do outro, a ousadia de uma dupla de jovens atores querendo expor suas qualidades interpretativas.

A peça, que estreia em plena comemoração do aniversário de Poços, é uma comédia engraçadíssima, que apresenta dois atores que falam diretamente ao público, narrando situações as mais inusitadas que envolvam um casal. Após, um casal, em sua cama, assiste à mesma e boa novela de sempre quando a esposa, a ansiosa Maria Helena, senhora de meia idade, resolve convencer o marido, o conformado e passivo Horácio a experimentar a “pilulinha azul”, Viagra, é claro. A mulher, num comovente discurso da típica esposa entediada, fala nas vantagens de se manter o amor em chamas na idade em que estão. Mas o cansado marido prefere mesmo é curtir “Império”. Nada que possa superar o furor de Maria Helena. O marido passa então a tentar entender o “funcionamento” da panaceia que “salvará” seu casamento do tédio da meia idade. A partir dessa premissa, todo tipo de diálogo entre marido e esposa acontece naquele cenário.

O público se identifica com o que vê. Se é da idade do casal, sente na pele. Se é mais jovem, certamente conhece casais como aquele. A gargalhada corre solta.

O grupo teatral, ainda está se instalando em Poços de Caldas, mas já percebe uma boa receptividade do comércio que está cooperando na arrecadação de apoio cultural. Percebe a inestimável cooperação do Instituto Moreira Salles, além da procura por ingressos que já é grande. A sala de apresentações possui 150 lugares, ideal para este tipo de comédia que se aproxima do stand-up.

As expectativas são as melhores e, se tudo der certo, as 5 partes deverão ser apresentadas para este novo público que se apresenta a este  novo grupo de artistas.

SERVIÇO:

Instituto Moreira Salles apresenta: COMO SALVAR SEU CASAMENTO

Direção: FÁBIO ANDERSON

Elenco: MARCELO BRIGAGÃO E TAINÁ BILLWILLER

Local: CASA DA CULTURA (INSTITUTO MOREIRA SALLES), Rua Teresópolis, 90 - Jd Estados, Poços de Caldas, fone: (35) 3722-2676

INGRESSOS: R$ 20,00 (Promocional no dia 7 de novembro: R$ 10,00).

RESERVAS: (35) 91275337 / 91310089 ou no local.

Luz e som: Tális Matias

Contra-regras: Beatriz Bassi e Ronaldo Santiago

APOIO CULTURAL: Academia Live, Colégio Sete de Setembro COC, Naturalmente (produtos naturais), Buffet La Farme, Clínica Matos (Medicina e Odontologia), Taty Moda Íntima, Estúdio Crazy, Hotel D‘oeste, Restaurante L‘Itália.