
A Prefeitura de Carmo do Rio Claro realizou durante toda a sexta-feira, 09 de setembro, a 1ª Conferência Municipal de Políticas Para as Mulheres. O evento é pioneiro na região sendo que Carmo foi o segundo município a realizar um encontro para discutir o futuro das políticas governamentais voltadas para as mulheres.
Sediado no salão social do Grêmio Esportivo Carmelitano (GEC), no centro da cidade, a Conferência as 09h00min para o credenciamento dos participantes.
Durante a abertura uma das homenageadas foi D. Wilma, mãe da Prefeita Cida Vilela, “a mulher que me ensinou a ser mulher”, disse Cida.
O ciclo de palestras teve inicio com a apresentação do tema “Mundo do trabalho, Cidadania e Empoderamento da Mulher”, ministrada por Marlene das Graças Martins, professora e mestranda em Saúde Coletiva – UNIFAL/Alfenas, Especialista em Gerência de Serviço do SUS e Transferência de Recursos.

De acordo com Marlene é preciso que a mulher tenha condições plenas de assumir a sua posição na sociedade em todos os aspectos, inclusive na vida política, “nós mulheres temos que ter consciência e iniciativa de buscar nossa colocação na sociedade, temos direito a 30% do espaço na política porém infelizmente ainda ocupamos somente 8% desse total, é preciso reagir e nos posicionar para conseguirmos ter condições de lutar pela verdadeira igualdade”, disse a palestrante.
A palestra feita por Clarice Madeira Nunes, Pedagoga especializada em Práticas Pedagógicas e Chefe de Gabinete da Secretária Municipal de Educação de Alfenas teve como tema “Educação Inclusiva e não sexista” e abordou assuntos como melhor capacitação profissional da mulher para que haja equilíbrio de oportunidades, “não há como mais aceitar um mundo onde a mulher receba menos que o

homem ao desenvolver a mesma função somente por ser mulher, é preciso ainda quebrar padrões de diferenças de sexo, como se o rosa fosse de mulher e o azul do homem por exemplo, isso só nos causa mais desconforto na sociedade e dá brechas para crimes absurdos que vem acontecendo rotineiramente, disse Clarice.
Uma pausa de cerca de 1h para o almoço e no inicio da tarde o público presente acompanhou uma palestra sobre Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos, com a Profª. e Enfermeira Drª. Clícia Valim Côrtes Gradim, Professora Associada do Departamento de Enfermagem da UNIFAL/Alfenas, atuando na área da saúde da mulher há 28 anos, coordenadora do Projeto de Extensão Mulher com Câncer de Mama e desenvolve pesquisa na área da mulher, na temática sexualidade, câncer de mama e está levantando dados sobre violência doméstica.

Um assunto bastante discutido durante a segunda palestra foi a situação atual de atendimento na saúde para a mulher, “o serviço público hoje precisa se profissionalizar para ter como atender melhor a mulher nos serviços básicos de saúde, é necessário que se tenha formas corretas de atender bem o público feminino como também o público homossexual sem que haja espaço para preconceito”, disse Dra. Clicia.
Para encerrar o ciclo de palestras, esteve presente a Dra. Eliana Piola, Coordenadora Especializada em Políticas Publicas para Mulheres.
Enviada à Conferência pelo Governador Antônio Anastasia, Dra Eliana falou sobre o Enfrentamento à violência contra as mulheres.
De acordo com Dra Eliana, é necessário que os municípios busquem ferramentas junto ao governo para dar condições de atendimento humanizado a mulher que sofre violência, “muitas vezes a mulher se sente envergonhada e com isso acaba por aceitar a situação com medo de ser rejeitada pela sociedade e pelos órgãos públicos, o governo Anastasia está sensibilizado com essa mulheres e já oferece maneiras de tornar mais digno esse atendimento”.
Dra Eliana ressaltou ainda que não basta retirar a mulher do convívio com o agressor mas é preciso que haja todo um trabalho de acompanhamento, “não dá pra se pensar na violência contra a mulher como ação isolada, é preciso garantir a segurança da vitima mas principalmente oferecer acompanhamento através das políticas públicas para que essa mulher volte a ter a sua vida estabilizada”, enfatizou.
Dra Eliana convidou ainda todas as mulheres presentes para acompanharem de perto a Conferência Estadual que acontecerá em Belo Horizonte no mês de outubro, como também, da Conferência Nacional em Brasil no mês de dezembro.
Para finalizar, Dra Eliana falou da importância da criação do Conselho Municipal da Mulher e parabenizou a administração por já ter providenciado a criação do mesmo, “fico muito feliz em ver uma cidade que sendo administrada tão bem por uma mulher, terá sem dúvida um trabalho bem estruturado no que diz respeito ao cuidado com as nossas mulheres, isso nos deixa tranqüilizados e hoje Carmo do Rio Claro tem um respeito muito significativo do governador que admira a cidade e já declarou ter a prefeita como uma aliada e mantém seu gabinete de portas abertas a ela”, finalizou.
Autoridades locais e regionaisO evento contou com ilustres participações regionais, de mulheres com destaque nas cidades vizinhas e em toda região.
Nem só de mulheres foi o público presente na Conferência dedicada a elas, presenças marcantes femininas como o Presidente da Câmara Luis Floriano Avelino, o presidente da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas) e prefeito de Guapé, Nelson Lara e o Deputado Estadual Cássio Soares marcaram o evento.
Nelson parabenizou a organização do evento, e ressaltou o espírito empreendedor da Prefeita Cida Vilela, “a Cida hoje representa um exemplo de trabalho com sucesso na região, não só como prefeita como também membro da diretoria da Alago e Ameg, importantíssimas associações regionais que hoje contribuem com o desenvolvimento da nossa região”, comentou.
O Deputado Estadual Cássio Soares além de ressaltar o trabalho da sua companheira Cida Vilela como ele mesmo diz, falou da alegria em representar na Assembléia do Estado, uma região com tantos nomes de mulheres como destaque em diferentes áreas, “é preciso reconhecer que a mulher hoje vem conquistando um espaço com muita dedicação e merecimento, isso só engrandece o trabalho que vem sendo feito em prol da nossa região”, disse o parlamentar.
Cássio finalizou suas palavras com um ousado pedido de desculpas a classe masculina, “que me desculpem os homens, mas as mulheres fazem o seu trabalho muito melhor que nós”, finalizou Cássio Soares.
A Prefeita Cida Vilela (PR), contente com a participação das mulheres carmelitanas falou da importância de se valorizar o trabalho da mulher na sociedade, Cida foi quem teve a iniciativa em organizar a Conferência em Carmo, segunda cidade do sul de Minas a sediar um evento do gênero, “Carmo do Rio Claro tem saído na frente em diversos aspectos e eu não poderia como mulher e prefeita deixar de sediar um evento tão importante que valoriza a cultura feminina e principalmente busca novos desafios a serem alcançados com sucesso por nós mulheres”, disse a Prefeita.
Cida fez o convite a todas as mulheres que cuidem mais de si mesmas e que busquem fazer parte de algum segmento na sociedade, “como foi falado pelas palestrantes no decorrer da Conferência, é preciso que a mulher saiba se colocar e construa a sua história, estamos vivendo momentos históricos na política local com a eleição da primeira mulher prefeita da nossa cidade, como também no País com a eleição da Presidente Dilma, precisamos aproveitar esse bom momento e fazer com que mais mulheres alcancem essa espaço” reiterou Cida.
DelegadasAo final da Conferência foram eleitas as delegas que representaram o município na Conferência Estadual em Belo Horizonte.
A Prefeita Cida Vilela é titular representando o poder público e tem como suplente Alessandra Reis Vilela Cruz e também Rousemeire Soares Oliveira e Viviane França Andrade dos Reis.
Representam a sociedade civil Liliane Aparecida Souza Marques e Enoe Santos Pap como suplente e ainda Janaina Silva Reis e Jeni Maria Rodrigues Silva.