Publicado em 02/04/2015 - regiao - Da Redação
Encontro realizado em propriedade rural de Itamogi mostrou eficácia de produtos da empresa no desenvolvimento e combate às doenças e pragas do cafeeiro.
A Cooparaiso em parceria com a Adama realizou na tarde da terça-feira, 31 de março, um dia de campo no sítio Ribeirão das Pedras, de propriedade do produtor Osney Rogério de Souza. Durante o encontro a empresa mostrou os resultados da aplicação realizada dos seus produtos em parte da lavoura do sitiante.
Durante o encontro o engenheiro agrônomo Pedro Landi, da filial da Cooparaiso em Itamogi, explicou as aplicações e quais os produtos foram utilizados na parte da lavoura sob análise.
Os técnicos da Adama explicaram a forma de ação de cada um dos produtos utilizados no cafezal, mostrando sua comparação com vários produtos de outras empresas, já conhecidos dos cafeicultores.
A empresa apresentou um estudo realizado pela Fundação Pro Café que mostraram a eficácia dos seus produtos no combate à pragas e fortalecimento da planta. Na comparação divulgada, os resultados da Adama são iguais e até mesmo melhores que das concorrentes tradicionais, e com o custo mais baixo.
A Adama propõe o tratamento e acompanhamento da lavoura com seus produtos através do programa SIM Café, que determina a forma e a época corretas de cada uma das aplicações. Os resultados comprovados são o aumento da produtividade e da qualidade dos grãos, resultando em mais renda para o cafeicultor com uma sensível queda no custo de produção.
Durante o encontro os cafeicultores puderam confirmar o vigor das plantas na área em que foram aplicados os produtos da Adama e comprovar a eficácia do tratamento. “O resultado é esse que vocês estão vendo. Este ano a produção é pequena neste talhão porque no ano passado colhemos uma média de 80 sacas por hectares. Vou continuar aplicando esses produtos para que no ano que vem eu possa comparar novamente com um ano de alta produção”, citou o produtor Osney.
Produtos
A Adama utilizou na lavoura mostrada os produtos Azimut, Pratico e Guapo. Cada um em um ciclo da planta e de produção. Na florada, na época do surgimento dos “chumbinhos” e na granação e maturação dos frutos. A proposta é proporcionar uma lavoura com mais vigor, mais produtiva e com controle eficiente de pragas e doenças.
Para ter mais informações sobre os produtos e analisar os benefícios de sua utilização, basta procurar uma das lojas Cooparaiso e conversar com os técnicos e agrônomos.
Fonte: ASCOM