Cooperativa de Flores comemora primeiro aniversário em Poços de Caldas

Publicado em 17/05/2010 - regiao - Assessoria de Comunicação

A Cooperativa de Artesãs FlorArt acaba de completar um ano de atividades. Para celebrar a data, foi realizada uma comemoração na última semana, com a presença do prefeito Paulo César Silva, da vice-prefeita Gláucia Boaretto, da secretária de Promoção Social, Raulina Maria Adissi e do secretário de Desenvolvimento e Trabalho, Marcos Tadeu Sala Sansão, também responsável pelo projeto da cooperativa.
Durante a comemoração, o prefeito efetuou o pagamento às artesãs. Cada associada recebeu 27% a mais que o salário mínimo. A Cooperativa FlorArt foi criada com o intuito de gerar trabalho e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social, aproveitando o material descartado por uma fábrica local, que evita que o material vá para o aterro controlado da Prefeitura. Toda a parte estrutural e administrativa foi feita pelo gerente da Seção de Atendimento às Empresas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Luciano Junqueira.

“No começo foi muito difícil, pois a cooperativa não tinha estatuto, regimento interno e CNPJ. Foi preciso compor a diretoria por várias vezes até dar certo. De posse do CNPJ conseguimos negociar com a indústria. Depois foi preciso adequar o local para dar condições dignas de trabalho a todas as mulheres. Hoje a cooperativa tem uma ótima diretoria, com uma presidência dinâmica, está com a documentação em ordem e abrindo novos núcleos em bairros como o São Sebastião e o Parque Esperança e até na cidade de Nova Resende”, explica a gerente de Seção de Políticas de Trabalho e Geração de Renda, Lidia Teixeira de Carvalho, também responsável pelo treinamento e comercialização.