Coordenadora do CAPS AD faz palestra para estudantes de Bandeira do Sul

Publicado em 10/10/2017 - regiao - Da Redação

Coordenadora do CAPS AD faz palestra para estudantes de Bandeira do Sul

Na noite da quinta-feira, 05, os alunos da Escola Estadual José Bandeira de Carvalho, em Bandeira do Sul, tiveram uma aula diferente. Os jovens conversaram sobre álcool e drogas, com a coordenadora do CAPS AD - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, Stela Marys Baldon de Poços de Caldas. "A gente fala muito de coração, de rim, de câncer, mas muitas vezes não fala de saúde mental. Essas oportunidades são muito valiosas para esclarecer, levar informação científica pra que as pessoas fiquem atentas. É sempre importante alertar que o uso de drogas e até os casos de suicídios, são consequências e não causas. Estar atento às causas é um grande passo para a prevenção", explicou Stela.

A atividade fez parte de um projeto de extensão desenvolvido pela Faculdade Pitágoras na escola, e que já abordou temas como higiene pessoal, sexualidade na adolescência e este último, álcool e drogas. Ainda estão na programação para este ano, projetos e perspectivas para o futuro e relacionamento virtual. "É dentro desta proposta informativa de levar a faculdade para promoção de discussão e de reflexão na comunidade. A equipe do CAPS AD sempre é parceira nossa nessas atividades", afirmou Rosilene de Oliveira Faria, docente do curso de Enfermagem, da Faculdade Pitágoras.

Desenvolver o projeto de extensão na escola em Bandeira do Sul foi uma iniciativa da aluna do 10º período de Enfermagem, Jéssica Andréa de Castro. "Moro em Bandeira e não temos equipes de Estratégia de Saúde da Família, não temos CAPS também, então fiz a proposta deste projeto de extensão como parte do meu TCC - Trabalho de Conclusão de Curso".

Antes da palestra aos alunos, houve uma conversa com os pais em junho, também sobre álcool e drogas. "Para nós foi de grande valia essa participação. São profissionais com amplo conhecimento técnico e também com vivência prática. Isso é muito importante. A semente foi plantada e tanto os pais, quanto os alunos, gostaram muito. A gente agradece e quer fazer novas parcerias", avaliou Silvane Izabel do Lago e Abreu, diretora da escola.

"Nossas equipes de saúde sempre são convidadas a participar de eventos desta natureza, tanto em Poços, quanto em outras cidades. São profissionais capacitados e preparados para atender e levar informação e mais do que isso, dedicados a prestar o melhor serviço", avaliou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

"É fundamental conversar sobre o assunto e estarmos sempre atentos aos sinais que as pessoas que convivem com a gente podem nos dar de que algo não vai bem. Tendo essa percepção, fica mais possível oferecer auxílio, ajudar, isso também é prevenção", finalizou a coordenadora do CAPS AD.

Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas